0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Dia Mundial do Hambúrguer: veja como preparar o lanche perfeito em casa

Responsável pela grelha das unidades paulistanas do famoso restaurante nova-iorquino P.J. Clarke's, o chef Alexandro de Paiva dá as dicas de ouro para fazer um delicioso hambúrguer caseiro

Quer preparar um delicioso hambúrguer em casa? Confira a receita do The Cadillac burger, clássico do cardápio do P.J. Clarke's.


Prepare o apetite, porque no dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. Antes considerado um símbolo do fast food, o lanche ganhou espaço cativo na alta gastronomia e se tornou uma das comidas mais adoradas e consumidas do mundo.

Indo além da trivial união de pão, carne e queijo, o lanche conquistou os paladares mais exigentes, impulsionando o mercado dos chamados hambúrgueres gourmet. Esqueça aqueles ingredientes industrializados e gordurosos: agora é a vez de combinações mais elaboradas com pães diferenciados, acompanhamentos autênticos, molhos caseiros saborosos e carnes de primeiríssima qualidade.

Ainda que recente, a tendência pegou de vez entre os brasileiros, que buscam cada vez mais por hamburguerias e lanchonetes que oferecem as melhores opções de hambúrgueres. Mas como nem sempre o preço dos lanches é convidativo, A Revista da Mulher falou com alguém que entende bem do assunto para ajudar seus leitores a fazer em casa um hambúrguer digno de restaurante.

De acordo com o chef Alexandro de Paiva, que comanda a grelha das unidades paulistanas do famoso restaurante nova-iorquino P.J. Clarke's, a harmonia de alguns ingredientes como um pão leve e fofinho e uma carne suculenta e bem temperada é o que faz de um hambúrguer perfeito. "O resto é a criatividade quem manda", diz. "Vale tudo na hora de rechear, mas use sempre o bom senso para deixar tudo harmonizado. Lembre-se: menos é mais!".

Carne no ponto

Protagonista do lanche, a carne merece atenção especial. Muitas hamburguerias apostam em blends (misturas) de cortes diferentes para chegar a um hambúrguer macio e saboroso, como indica o chef.

"Um bom corte faz toda a diferença no sabor final do hambúrguer. Em casa, procure usar uma carne própria para churrasco (alcatra, maminha, fraldinha, picanha) que tenha um bom suco, e uma carne que tenha uma boa gordura, que derreta na cocção (peito bovino, costela bovina, acém etc) e não esqueça de moer bem a carne para o blend ficar homogêneo", explica.

Segundo Alexandro, o primeiro truque na hora de grelhar o hambúrguer em casa é preparar uma superfície bem quente. "Pode ser chapa, char broiler e até uma boa frigideira. A temperatura deve girar em torno dos 250°C", avisa. "O segundo segredo é temperar a carne somente na hora que for grelhar, assim você vai ter mais suco na carne e terá o tempero na medida certa."

Como nem todo mundo está acostumado a preparar hambúrguer em casa, o chef diz que fritar a carne com muito óleo é o que pode arruinar o lanche. "Hambúrguer tem que ser grelhado com o mínimo de gordura possível para ele derreter a sua própria gordura e dar sabor à carne", aconselha. 

Por isso, é importante acrescentar uma porcentagem considerável de gordura ao blend. Dependendo da espessura do disco de carne, essa quantidade pode variar de 15% até 25% de gordura. Na dúvida, consulte um açougueiro de sua confiança para não errar na mistura. 

Confira outras dicas do chef do P.J. Clarke's para fazer um hambúrguer perfeito:

  • Na hora de moldar a carne do hambúrguer, use um aro do tamanho e altura de sua preferência. Sugiro que o aro não tenha muito mais que 2 cm de altura, isso facilitará a cocção do ponto desejado.
  • Se não tiver um aro, não tem problema. Faça pequenas bolas de carne do mesmo tamanho. Na hora de fazer os discos dos hambúrgueres, bata bem a carne para deixá-la bem compacta e tirar todo o ar de dentro da carne moída. Esse procedimento permitirá que a carne atinja o ponto certo de cozimento, o que não ocorre se houver ar dentro do hambúrguer.
  • Para quem gosta de bacon: Corte-o em tiras finas e coloque para assar em forno máximo à 200°C de 8 a 10 minutos. Retire da assadeira e coloque para escorrer em uma peneira ou qualquer lugar que não retenha a gordura. Não use papel absorvente, porque deixa o bacon sem brilho e ressecado.
Quer colocar em prática os conselhos do chef? Clique no link e confira a receita do The Cadillac burger, clássico do cardápio do P.J. Clarke's para fazer em casa.

Copyright foto: iStock

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Dia Mundial do Hambúrguer: veja como preparar o lanche perfeito em casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo