0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

O período fértil realmente aumenta a libido das mulheres?

Há correntes que defendem que as mulheres ficam mais atraentes no período fértil. Confira o que dizem especialistas

Período fértil aumenta libido, relatam as mulheres.


No imaginário da sexualidade, o período fértil da mulher tem sido associado ao aumento de libido. Para fazer cumprir o desejo de ser mãe, a natureza trabalharia liberando mais hormônios e fazendo a  mulher ficar mais bonita, a adquirir um cheiro corporal mais suave ou até mesmo ter uma maior lubrificação. Como no reino animal, as 'fêmeas humanas' exalariam componentes químicos para atrair o parceiro com quem concretizariam o ato de procriar. Mas será que existe fundamentação científica para esta crença?

De acordo com especialistas, não há conclusões objetivas nos estudos clínicos sobre se o período fértil da mulher realmente leva a um aumento da libido. "Não existe, comprovadamente, evidências de variação em dosagem hormonal ou qualquer alteração física na mulher durante o período fértil. O que existem são estudos com entrevistas que registraram a percepção, tanto de mulheres quanto de casais, relatando se sentirem mais atraentes e com libido aumentada nestes períodos de ovulação", explica o médico ginecologista e especialista em sexualidade Marino Pravatto Júnior.~

Mulher não tem 'cio'

Com conclusões baseadas na subjetividade, ou seja, naquilo que o indivíduo relata em uma consulta clínica, não se pode afirmar que o período fértil seja, de fato, uma fase na qual a mulher sinta mais desejo sexual. Correntes adeptas à medicina naturalista, partindo destes relatos, afirmam que o cheiro corporal feminino muda e as mulheres ficam com mais vontade de terem relações sexuais

Mas especialistas afirmam que não há comprovação de ordem biológica para estes fenômenos. "Nos animais, o período fértil é muito marcado pelas alterações físicas: o corpo das fêmeas se modifica, as secreções, os odores. O veterinário consegue identificar com um exame simples esta fase. Nas mulheres humanas isso não foi comprovado até o momento por nenhum estudo clínico. A mulher não tem cio. Não há essas alterações na parte física, exceto de ordem comportamental", afirma o Dr. Pravatto Júnior.

Desejo de engravidar pode aumentar a libido

As mulheres que estão tentando engravidar e não estão conseguindo costumam relatar que sentem mais desejo no período fértil. Nesses casos, até pode-se discutir que existem razões de ordem psicológicas que levam ao aumento da libido. "A mulher cujo o desejo maior seja engravidar certamente ficará mais empolgada para fazer amor com o parceiro na época em que terá mais chances de concretizar o objetivo", explica a psicóloga Helena Monteiro.

Acontece que, nestes estudos comportamentais, não são somente as mulheres que querem ter filhos a relatarem mudanças no grau da libido durante a ovulação. Algumas mulheres já com filhos, ou mesmo as que não os deseja, costumam observar uma maior vontade de ter relações sexuais em determinados momentos nos quais elas nem se deram conta. E depois, quando observam a data da última menstruação ou percebem o muco cervical, constatam que estavam no auge do período fértil.

Especialistas afirmam que o fato de não haver comprovação das alterações físicas não quer dizer que os relatos comportamentais não tenham validade. “Ao contrário, se as mulheres dizem sentirem-se mais aptas à prática sexual o período fértil,  até aí eu concordo que seja real.  Apenas não existe alteação biológica”,  conclui o ginecologista especialista em sexualidade.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'O período fértil realmente aumenta a libido das mulheres?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo