0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Bicicleta: o meio de transporte que emagrece

Além de queimar calorias, trocar o carro pela bike tem inúmeras vantagens 

Confira as dicas para começar a usar a bike como transporte.


Mais que um esporte, andar de bicicleta tem se tornado uma opção de meio de transporte de muita gente. Além de não poluir, traz benefícios físicos e mentais. “É uma excelente atividade cardiovascular de baixo impacto e pode ser extremamente divertida, pois é possível explorar lugares novos, curtir belas paisagens, conhecer pessoas novas, e muito mais”, explica Aline Herrmann, professora de Educação Física.

Quando usada para se locomover entre a casa e faculdade, trabalho ou qualquer outro compromisso, a bicicleta pode ser bastante prática. Aline cita algumas vantagens de trocar o carro (ou o ônibus) pela bike: gratuidade do transporte, facilidade para estacionar, além de saber o tempo que se leva para chegar onde precisa -  afinal, ciclistas não pegam trânsito. Usar o tempo do deslocamento para realizar uma atividade física também também está entre os benefícios da prática. Pedalar durante 1 hora, por exemplo, pode queimar até 500 kcal

De acordo com Rodrigo Freitas, ortopedista e médico especializado em esporte, usar a bicicleta durante cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é um começo para dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo. “Além disso, como é uma atividade aeróbica, gera perda de peso, ajuda a equilibrar a pressão e os níveis de triglicérides. Também trabalha equilíbrio e confiança, além de relaxar e combater o estresse”, explica.

Cuidados no trânsito

Que a bike pode ser usada como meio de transporte, ninguém duvida, entretanto, é importante tomar alguns cuidados antes de sair pedalando por aí. É indicado o uso de capacete, além de sinalizar com as mãos o que pretende fazer, como pedir ou dar passagem.

Aline também acrescenta que seguir as regras de trânsito, como todos os demais, é fundamental. “Também deve-se estar consciente de seus direitos e deveres e manter-se cauteloso, uma vez que infelizmente pouquíssimos motoristas respeitam o ciclista”, lamenta a profissional.

Segundo Luiz Felipe Cavalcanti, coordenador de esportes da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as bicicletas estão incluídas no Código Brasileiro de Trânsito, portanto, devem respeitar as mesmas regras que qualquer outro veículo. “Deve-se atentar para as luzes de sinalização e é altamente recomendável que se use capacete, além de roupas que reflitam a luz, de modo a facilitar a visualização do ciclista sob baixa visibilidade”, alerta o especialista.

Pedale já!

Luiz Felipe também dá dicas para quem quer começar a pedalar. Segundo ele, é importante ficar sempre ligado no trânsito. “Não temos a cultura do deslocamento de bicicletas aqui no Brasil e isso gera bastante desrespeito para com os ciclistas. Equipamento de segurança, apesar de não ser obrigatório, é altamente recomendável”, sugere o profissional.  

Além disso, completa, o ideal é começar a andar em ciclovias, para que se diminuam os riscos de acidentes. “Se aventurar entre os carros, só depois de ganhar confiança em si mesmo.”

Copyright foto: iStock

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Bicicleta: o meio de transporte que emagrece', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo