1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Remédio caseiro para afta é solução simples para aliviar o incômodo

Sempre muito desconfortáveis, as aftas podem desaparecer com soluções simples

Remédio caseiro para afta é solução para acabar com incômodo.


Quando ao morder um abacaxi ou colocar na boca qualquer alimento mais ácido parece a pior sensação do mundo, é porque se está com afta. Na parte inferior dos lábios, na língua ou em qualquer outra área da boca podem surgir estas pequenas úlceras superficiais, sempre muito dolorosas. Mas nem tudo está perdido quando se pode lançar mão de algum remédio caseiro. 

Alguns estudos clínicos apontam que as aftas muitas vezes são provocadas por debilidade do sistema imunológico (por isso é comum surgir em pessoas doentes), por estresse ou até mesmo por causa de alimentação inadequada. 
O vírus do herpes é uma razão mais grave para o surgimento de aftas. 

Mas estas pequenas ulcerações podem aparecer sem causa aparente, ou serem consequência de alguma lesão causada por mordida na boca, próteses dentárias mal ajustadas ou escovação violenta.

Estresse e alimentação

Como o estresse ou mesmo a alimentação podem ser as causas, a primeira solução para acabar com as aftas é tentar descansar e suspender algum alimento que, provavelmente, tenha causado as úlceras na boca. Como a intolerância ao glúten pode ser uma das causas, recomenda-se suspender a ingestão da substância ao menos por uma semana.

Alguns especialistas apontam que as aftas muitas vezes são causadas pela baixa das defesas imunológicas, em função de estresse e má alimentação que reduzem a vitalidade. 

Nesse caso, a dica é manter uma alimentação à base de legumes e frutas a fim de purificar o organismo. Mas atenção: evite os vegetais ácidos como limão, laranja ou abacaxi.

Dicas caseiras para acabar com as aftas

As velhas receitas da vovó sempre são bem-vindas em casos de ulceração bucal. Segundo o Dicionário de Medicina Natural (Editora Reader’s Diggest) há todo tipo de remédio caseiro para afta. Desde bochechos até administração de soluções homeopáticas. 

Acessíveis e sem contraindicação, estas soluções simples podem trazer alívio imediado e retirar a sensação de ardência das ulcerações. A maioria das aftas desaparece entre três a cinco dias.

Contudo, caso depois de usar algum remédio caseiro e afta não desaparecer, é recomendado procurar um especialista em gastroenterologia para averiguar se não há um problema mais grave.

Veja a seguir alguns remédios caseiros contra as aftas:

  • Bocheche várias vezes ao dia com uma solução calmante feita com 2 a 3 gotas de óleo essencial de limão, chá preto, acrescida de camomila, sálvia ou erva-doce, colocados em infusão em uma xícara. Espere a solução ficar morna e bocheche até acabar todo conteúdo da xícara;
  • Tintura de mirra, aplicada diretamente na afta com um gaze ou em bochechos diluída em água morna, também é indicado como remédio caseiro para afta;
  • Mastigar uma folha de alcaçuz é outra maneira de de aliviar e curra a úlcera;
  • No caso de aftas  que doem, sangram e parecem queimar a boca, um remédio homeopático, Borax 6 é o indicado;
  • Bochechar ou deixar dissolver na boca pastilhas do analgésico benzocaína também alivia aftas;
  • Alúmen de potássio ou simplesmente pedra ume (também pode se escrever pedra hume), é o sulfato duplo de alumínio e potássio, um remédio caseiro para afta muito utilizado pelas antigas gerações. Capaz de dar alívio imediato, hoje em dia é muito difícil de ser encontrado em farmácias no Brasil.

Copyright foto: iStock 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Remédio caseiro para afta é solução simples para aliviar o incômodo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo