0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Taís Araújo

Nome completo: Taís Bianca Gama de Araújo Ramos

Data de nascimento: 25/11/1978

Cidade: Rio de Janeiro (capital)

País: Brasil

Signo astrológico: Sagitário

Amigos: Camila Pitanga, Adriana Esteves, Regina Casé, Solange Couto, Murilo Benício, Leandro Hassum, Alinne Moraes, Leandra Leal





Muito mais que atuar, Taís Araújo fez história na televisão brasileira. Aos 17 anos, se tornou a primeira atriz negra a protagonizar uma novela, com seu papel em Xica da Silva. Desde então, ganhou seu espaço na telinha dando vida a inúmeras personagens marcantes. 

Protagonista de peso

Casada com o ator Lázaro Ramos, Taís Bianca Gama de Araújo Ramos, ou simplesmente Taís Araújo, nasceu em 25 de novembro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro. Filha de um economista e uma pedagoga, começou a atuar com 11 anos no teatro amador e participou de duas companhias teatrais cariocas durante a adolescência. Em 1995, foi indicada para os testes de elenco da novela Tocaia Grande, da extinta Rede Manchete, e acabou sendo aprovada para seu primeiro papel na TV.

Por conta de seu bom desempenho, Taís foi convidada no ano seguinte a interpretar a personagem principal da novela Xica da Silva, da mesma emissora. Com apenas 17 anos, conquistou o título de primeira atriz negra a protagonizar uma trama na televisão brasileira. Junto com o sucesso do folhetim, a carioca atingiu fama nacional e nunca mais parou de atuar.

Em 1997, foi contratada pela Rede Globo e veio a participar de produções como Anjo Mau (1997), Meu Bem Querer (1998), Uga Uga (2000), Porto dos Milagres (2001) e O Quinto dos Infernos (2002). Em 2004, Taís Araújo se tornou a primeira atriz negra a estrelar uma novela da Globo, com seu papel de Preta, em Da Cor do Pecado.

Em seguida, a carioca voltou a ganhar destaque por seu papel de vilã em Cobras & Lagartos (2006). Foi durante as gravações, inclusive, que ela conheceu o futuro marido, o ator Lázaro Ramos. Os dois se casaram em 2005 e chegaram a ficar separados por alguns meses em 2008. Juntos de novo, tiveram dois filhos: João Vicente, nascido em junho de 2011, e Maria Antônia, nascida em janeiro de 2015.

Na TV, nos palcos e nas telonas

Depois de atuar na novela A Favorita, em 2008, Taís Araújo foi escalada para viver uma das "Helenas" do autor Manoel Carlos, na novela Viver a Vida (2009). A personagem foi a primeira protagonista negra no horário nobre da TV Globo. Na sequência, a atriz fez uma pausa de três anos nos trabalhos televisivos e se dedicou a duas peças no teatro: Gimba, o Presidente dos Valentes (2010) e Amores, Perdas e Meus Vestidos (2011). 

Em 2012, voltou para as telinhas na pele de Penha, uma das "empreguetes" de Cheias de Charme. Nos anos seguintes, Taís emendou mais três protagonistas na grade da emissora: Sheila, na série O Dentista Mascarado (2013); Verônica, na novela Geração Brasil (2014); e Michele, na série Mister Brau (2015-2016), que é estrelada por seu marido.

Além da TV, a atriz também trilhou sua carreira no cinema, participando de filmes como Caminho dos Sonhos (1998), Garrincha - Estrela Solitária (2004), As Filhas do Vento (2005), O Maior Amor do Mundo (2006) e A Guerra dos Rocha (2008). Graduada em jornalismo desde 2008, Taís Araújo foi apresentadora do programa Superbonita, do canal GNT, entre 2006 e 2009.

Antes de firmar o casamento com Lázaro Ramos, Taís Araújo namorou o cantor Netinho de Paula e o lutador de jiu-jitsu Márcio Feitosa. Nos meses em que ficou separada do marido, também engatou um breve romance com o empresário Allan Espinosa. Atuando ativamente em questões sobre igualdade racial, a atriz foi vítima de ataques racistas na internet, em 2015.

Copyright foto: AgNews

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Taís Araújo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo