0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba como tratar as bolhas nos pés sem sair de casa

Escalpa-pés e curativo de casca de banana  ajudam a tratar as bolhas nos pés. Veja as dicas da especialista para cuidar e evitar infecções

Confira dicas práticas para prevenir as bolhas nos pés em casa.


Usar sapato de salto alto durante um longo período ou qualquer outro calçado que aperte o pé pode causar as temidas bolhas. A fisioterapeuta Renata Marcondes, diretora da Clínica R&C Fisioterapia e responsável pelo Spa dos pés, explica que outros fatores também podem causar esse problema:

  • Fricção repetitiva: com o atrito a camada mais superficial da pele (epiderme) se descola da segunda camada (derme), formando um líquido entre elas, que vem dos vasos sanguíneos da derme;
  • Usar sapatos e meias apertados é a causa principal das bolhas. O sapato estreito aplica uma pressão excessiva no pé e limita significativamente a circulação de ar;
  • Pé de atleta: doença geralmente é caracterizada pela formação de bolhas devido a uma infecção fúngica.
  • Reação alérgica: Uma reação adversa a um medicamento como o ibuprofeno (anti-inflamatório) pode ocorrer sob a forma de erupções e bolhas nos pés e mãos;
  • Transpiração excessiva: os atletas e corredores suam depois de participar de um evento. O suor sufoca os dutos das células, que ficam entupidos devido a pressão excessiva e liberam o suor nas camadas internas da pele. O suor irrita a pele e provoca a formação de bolhas.

Receitas caseiras

As bolhas nos pés incomodam, e muito. Os sintomas costumam ser dores na região, especialmente se ela estiver em atrito contra uma roupa, calçado ou um objeto. No pé, as bolhas muitas vezes aparecem na sola, nos dedos e principalmente no calcanhar. 

O tratamento pode ser feito em casa e, alerta a fisioterapeuta, é indispensável e deve ser feito o quanto antes, pois as bolhas podem avançar para casos mais sérios causando uma infecção. 

Confira abaixo algumas receitas caseiras da profissional para tratar as bolhas nos pés:
  • Escalda-pés: em uma bacia que caiba todo o seu pé, coloque uma quantidade de água morna suficiente para cobri-lo. Coloque um punhado de sal grosso e deixe os pés mergulhados nesse líquido durante 20 minutos. Se suas bolhas já estavam estouradas, esse tratamento pode causar uma certa ardência por conta do sal, mas é suportável, levando-se em conta que ajuda bastante na cicatrização do ferimento;
  • Dica da casca da banana: limpe bem o local onde se encontra a bolha. Em seguida, corte um pedaço de casca de banana suficiente para cobrir todo o local afetado. Coloque a casca sob a bolha e cubra enfaixando o local com gaze, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Esse procedimento deve ser realizado de 3 à 4 vezes por dia, até que a bolha comece a secar e cicatrizar.

Cuidados

Além de tratar, é preciso tomar alguns cuidados para evitar infecções e garantir que as bolhas sarem o mais rápido possível. Manter a região limpa e em repouso é essencial. Caso seja impossível evitar cobrir a área afetada a especialista recomenda esvaziar o conteúdo da bolha com uma agulha esterilizada. Pode-se usar agulha de injeção, comprada em farmácia.

Renata Marcondes alerta, entretanto, que nunca se deve remover a pele da bolha. “Mesmo se retirar o líquido interno, tente preservar o máximo de pele possível, pois ela age como proteção natural”, explica.

Caso a bolha vier a se infeccionar e acumular pus no local, um médico deverá ser consultado. “Se isso acontecer, o tratamento deve ser feito com antibiótico oral ou de uso local, mas sempre sob orientação médica”, reforça a especialista. 

Dicas para evitar bolhas

Os maratonistas e corredores costumam ter bolhas com frequência. Para eles, a fisioterapeuta dá algumas dicas: 
  • Use um óleo ou vaselina para diminuir os atritos no local. Isso diminui a dor, mas não garante o mesmo desempenho;
  • Use calçados adequados à atividade física que pratica;
  • Evite meias ásperas e dê preferência àquelas mais justas, pois a chances delas dobrarem e causarem uma bolha é menor;
  • A maneira de correr também pesa muito na formação de bolhas. Procure um médico para verificar a sua pisada e, se houver uma incorreção grande, pode ser preciso adotar palmilha ortopédica.


Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba como tratar as bolhas nos pés sem sair de casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo