0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Susana Vieira

Nome completo: Sônia Maria Vieira Gonçalves

Data de nascimento: 23/08/1942

Cidade: São Paulo (capital)

País: Brasil

Signo astrológico: Virgem

Amigos: Tony Ramos, David Brazil, Lima Duarte, Christiane Torloni, Arlete Salles, Patrícia Travassos, Miguel Falabella, Wolf Maya, José Mayer, Ângela Vieira, Marcelo Serrado




Susana Vieira estreou na televisão como bailarina e logo foi convidada a trabalhar como atriz em novelas. Em mais de 50 anos de carreira, acumulou papéis em mais de 40 novelas e minisséries da TV Globo, onde ganhou fama e reconhecimento profissional.

Atriz por vocação

Sônia Maria Vieira Gonçalves, mais conhecida como Susana Vieira, nasceu em 23 de agosto de 1942, na cidade de São Paulo. Por conta do trabalho de seus pais na embaixada do Brasil em Buenos Aires, ela passou sua infância e adolescência na capital argentina e em outros países, como Uruguai e Inglaterra. Ainda no exterior, estudou balé e veio a se formar bailarina clássica pelo Theatro Municipal de São Paulo. Seu nome artístico foi emprestado de sua irmã, a atriz argentina Susana Gonçalves.

Através da dança, Susana Vieira foi descoberta aos 16 anos pelo diretor Cassiano Gabus Mendes, que a levou para a televisão. De início, a jovem artista fez parte do corpo de balé de um programa da TV Tupi de São Paulo, em 1960. Depois, participou de teleteatros na emissora, como TV de Vanguarda e TV de Comédia, o que a preparou como atriz.

Foi a partir de 1966 que a paulistana começou a atuar em novelas, tanto na TV Tupi, como na TV Excelsior e TV Record. Quatro anos depois, foi contratada pela Rede Globo, onde veio a estabelecer sua carreira. Sua estreia na emissora foi com Pigmalião 70 (1970) e, a partir daí, fez uma novela atrás da outra.

Consagração

Sua primeira protagonista de sucesso veio em 1976, com a babá Nice, de Anjo Mau. Desde então, Susana Vieira acumulou personagens marcantes na televisão, como: Marina Steen, de A Sucessora (1978); Marta, de Bambolê (1987); Ana, em A Próxima Vítima (1995); Branca, em Por Amor (1997); Suzette, na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999); Lorena, em Mulheres Apaixonadas (2003); e a nordestina Maria do Carmo, em Senhora do Destino (2004).

Com quase 50 novelas e minisséries da Globo em seu currículo, a atriz também ganhou destaque por seu papel de Lara Romero, encenado em três tramas consecutivas do autor Aguinaldo Silva: Cinquentinha (2009), Laços de Sangue (2010) e Lara com Z (2011). Em seguida, fez mais duas co-protagonistas na telinha, como Pilar, em Amor à Vida (2013), e Adisabeba, em A Regra do Jogo (2015). 

Com algumas passagens pelo cinema, a atriz também fez carreira no teatro, encenando peças como Romeu e Julieta, As Tias e A Dama do Cerrado. Seu maior sucesso nos palcos foi A Partilha, de Miguel Falabella, que ficou mais de seis anos em cartaz. Para completar, Susana Vieira ainda fez sua estreia como apresentadora em 2016, comandando algumas edições do Video Show ao lado de Otaviano Costa. 

No lado pessoal, Susana Vieira foi casada por 11 anos com o diretor Régis Cardoso, com quem teve um filho, Rodrigo, em 1964. Depois, teve um relacionamento de quase 20 anos com o empresário Carson Gardeazabal. Em 2006, a atriz oficializou a união com o policial militar Marcelo Silva, mas se separou dois anos depois, por ter o casamento marcado por escândalos. Entre 2009 e 2013, a artista ainda namorou o ator Sandro Pedroso, que é 42 anos mais novo.

Copyright foto: AgNews

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Susana Vieira', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo