0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Para não errar: confira dicas de maquiagem para pele negra

Saiba quais são os cuidados necessários na hora de escolher os tons de base, corretivo e pó além das cores de batom e blush que estão em alta.

A maior dificuldade é a uniformização da pele, que deve ser feita com produtos nos tons corretos.


Mesmo com diversas nuances de pele morena e negra no país, muitas vezes não é fácil encontrar o produto no tom certo para fazer um make de arrasar. E esse é justamente um dos maiores problemas da maquiagem para pele negra: a dificuldade em uniformizar a cútis e não deixá-la com aspecto artificial, acinzentada ou alaranjada. 

Para alcançar os resultados desejados, itens para preparar a pele como pó, base e corretivo precisam ser testados antes da compra. Na hora de escolher o melhor tom, é importante observar a pigmentação do colo e pescoço. “Devemos ter muito cuidado na hora de uniformizar a pele, pois geralmente, há pelo menos 2 tons diferentes no rosto e existe uma possibilidade muito grande de acinzentar caso o tom da base esteja errado”, analisa Taíse Pimentel, técnica de maquiagem Felicittá Looks. 


Produtos certos

Maicon Arruda, hairstylist e maquiador do Bistrô de Beleza Detrich, explica que o maior segredo da maquiagem para pele negra é justamente esse: produtos em tom corretos para cada nuance de pele.  “São dois pontos que eu destaco: a textura e a tonalidade das bases. Depois disso, um bom corretivo bronze, base e pó compacto adequado e um bom lápis preto pra destacar o olhar”, afirma.  

Arruda esclarece que, na hora de adquirir os itens da maquiagem, é preciso tomar cuidado com tons rosados e alaranjados. “Tons rosados em pele negra são praticamente proibidos porque podem criar um aspecto artificial, o que nenhuma mulher deseja. Já os tons alaranjados podem ser usados, mas é preciso muito cuidado. Em excesso, podem criar uma luminosidade indesejada”, conta. 

Para fugir desses efeitos contrários na maquiagem, existem novidades no mercado. Para Leônidas Ishikawa, técnico da marca Catharine Hill, os pancakes são as melhores opções para trabalhar a pele negra que, normalmente, é mais oleosa. “Além disso, a dica é sempre optar por pó facial amarelados, evitando, assim, o efeito acinzentado”, completa. 

Preparando a pele

Neste caso, dica é escolher uma base no tom do colo e aplicar com pincel ou ponta dos dedos. Já o corretivo deve ser usado de acordo com a necessidade, especialmente para camuflar olheiras. Neste caso, as melhores opções são produtos de cor amarela e laranja. Para aplicar, basta dar aquelas batidinhas ou usar a ponta dos dedos. A maquiadora social Carol Romero descreveu um passo a passo para não errar na hora de preparar a pele com base, corretivo e pó. Veja os detalhes: 

1) Após higienizar, tonificar e hidratar a pele, usar um corretivo levemente ocre para uniformizar as olheiras e manchas marrons;

2) Feito isso, aplique a base no tom da sua pele. Se tiver alguma mancha, use a esponja em formato triângulo para maior concentração de produto; 

3) Depois de aplicar a base, passe um corretivo no tom exato da sua pele na região as olheiras para não correr o risco de ficar com a área esbranquiça, dando o efeito de panda ao contrário; 

4) Finalize com o pó de sua preferência depositando o produto suavemente na zona T do rosto. A dica, depois, é esfumar com um duo fiber. 

Batom & blush

De maneira geral, tons de batom mais escuros, como vinho e vermelhos fechados funcionam bem na maquiagem para pele negra. Para as mais discretas, tons de rosa queimado e escuros são os mais indicados. Lembrando que mulheres de pele negra devem evitar batons em tons nude, que não valorizam em nada sua beleza natural. 

No caso do blush, desde que não sejam muito claros, praticamente todas as tonalidades combinam com a pele negra, com destaque para o bronze e terra cota, que deixam a maquiagem com ar saudável e natural. “A pele negra tem diversas nuances e os tons que ficam bem em todas as peles são alaranjados, coral, lilás e vinho", acredita a maquiadora social Carol Romero. 

Olhos marcados 

Um truque fácil de fazer é utilizar sombras mais claras ou marcar a linha d´água com lápis bege para ressaltar a maquiagem dos olhos.  Outra dica é trabalhar com efeito de luz e sombra, esfumando a sombra escura com tons mais claros – de preferência em cores como o dourado, por exemplo. 

“Geralmente, a mulher negra tem o olho mais puxado. O que eu gosto de fazer é traçar uma linha mais curva para deixar o olhar mais amendoado. Iluminadores em tons alaranjados e amarelados também ajudam a dar destaque para o olhar”, finaliza o maquiador Maicon Arruda. 

Copyright foto: iStock

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Para não errar: confira dicas de maquiagem para pele negra', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo