12
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Amendoim ajuda a emagrecer, sim!

Rico em gorduras monoinsaturadas, alimento ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, ativando o metabolismo da queima de gordura

Confira os benefícios do amendoim para a saúde.


Cheio de gorduras boas, o amendoim é um alimento que oferece muitos benefícios para quem o consome. Ele pode contribuir na melhora da saúde cardiovascular, pois possui ômega 3 e 6 em sua composição, que por sua vez também contribui para a renovação celular, prevenindo o envelhecimento precoce.

Segundo Carolina Arbache, nutricionista da Natue, o amendoim possui vitamina E, tem ação antioxidante e baixo teor de carboidrato. Outro benefício é que é rico em fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do intestino, sensação de saciedade e diminuição da absorção de gorduras.

E os benefícios não param por aí: o alimento também é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam a digestão e o sistema nervoso, contribui para a formação de serotonina, hormônio ligado ao bem-estar, além de conter ferro, essencial para o transporte de oxigênio pelo corpo, selênio, que diminui o estresse, e cálcio, que promove a saúde óssea.

Amendoim engorda?

É comum ouvir que, embora o amendoim seja rico em gordura do bem, seu consumo em exagero pode trazer números a mais na balança. Segundo Carolina, “o amendoim é calórico, por isso, consumi-lo em excesso pode trazer prejuízos à saúde”. Desta forma, a recomendação da nutricionista é não consumir o amendoim todos os dias. “É interessante variar seu consumo com outras oleaginosas, como sementes e castanhas, que tem um valor nutricional parecido”, explica.

Mas nada de medo: se consumido com moderação, o amendoim pode até contribuir para o processo de perda de peso. “Ele é rico em gorduras monoinsaturadas, que mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, ativando o metabolismo da queima de gordura”, explica Carolina. Além disso, seu consumo também favorece o processo de cicatrização, fortalece os músculos e melhora a circulação devido à sua composição rica em magnésio.

No entanto, alerta a nutricionista, para fazer parte da dieta, o amendoim deve ser consumido sem sal ou açúcar. Para quem gosta de salgar ou adoçar o alimento, vale optar por opções mais saudáveis, como sal do himalaia, sal marinho ou açúcar mascavo e açúcar de coco, mas sem exagerar.

Já a quantidade recomendada por dia vai depender de cada pessoa, do objetivo e do restante da alimentação que faz parte da dieta. “Cerca de 1 a 2 colheres diárias de sopa de amendoim, pasta de amendoim ou o alimento em outro formato (em receitas saudáveis) é uma quantidade boa”, sugere a expert.

Sugestões de consumo

O ideal, sugere a nutricionista, é consumir o amendoim cru. Isto porque quando ele é torrado, alguns micronutrientes podem ter suas propriedades reduzidas ao serem aquecidos. Além disso, o amendoim torrado tem um teor ligeiramente menor de proteínas, fibras e também de carboidratos, enquanto o teor de gordura aumenta.

Contudo, ao optar pelo amendoim cru, sua data de validade diminui. “Por isso, se passarem muitos dias, é indicado torrá-lo para matar possíveis fungos e evitar a formação de aflotoxinas, substâncias tóxicas produzidas por espécies de fungos comuns que produzem diversos efeitos maléficos ao organismo. A alta exposição à aflotoxinas podem causar danos ao fígado e diminuição na absorção de nutrientes”, alerta Carolina. 

Desta forma, a recomendação da nutricionista é guardar o alimento em local fresco e arejado, comprar o amendoim e outros produtos derivados de marcas e empresas confiáveis e, se optar pela versão crua, consumi-lo logo ou torrá-lo para evitar a formação de aflotoxinas.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Amendoim ajuda a emagrecer, sim!', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo