0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Dicas para ter uma sobrancelha que valoriza o rosto

Veja como o formato do rosto influencia na escolha do design e os principais cuidados para tirar sobrancelha em casa

Cara Delevingne e suas sobrancelhas naturais.


Muito mais que proteger os olhos contra impurezas, as sobrancelhas funcionam como um cartão de visitas para o rosto. Dependendo do estilo adotado, elas são capazes de enfatizar as expressões, harmonizar traços e até mesmo revelar uma personalidade mais marcante. As sobrancelhas conseguem mudar completamente a fisionomia de uma pessoa, moldando inclusive os movimentos da face. E de nada adianta apostar em um cabelo perfeito e uma maquiagem de arrasar se a sobrancelha estiver malfeita. 

Por todos estes motivos, especialistas acreditam que um desenho mal executado contribui com um olhar de tristeza e pode até mesmo envelhecer o rosto de uma pessoa. Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas explica que, para a definição de uma sobrancelha impecável, tudo começa com um estudo correto no formato do rosto.

 “A sobrancelha nos ajuda a valorizar traços que desejamos realçar ou camuflar detalhes da fisionomia que queremos esconder, por esse motivo, é muito importante estudar cada caso e nunca copiar o formato de alguém”, esclarece Luzia.

Diferentes formatos de rosto

Além de acompanhar o desenho natural, identificar o formato do rosto é um processo imprescindível para ter uma sobrancelha harmoniosa. Luzia analisou cada um deles e detalhou qual o traço mais marcante para cada tipo de rosto:

Sobrancelhas mais encorpadas no rosto redondo de Demi Lovato e oval de Megan Fox.


Redondo: A dica é fugir das sobrancelhas finas e arredondadas, elas vão aumentar a impressão de círculo na face. O ideal são as angulosas, com ponta curvada, que trazem uma ideia vertical ao conjunto;

Oval: O rosto oval é o formato que mais permite variações porque é equilibrado e combina com uma diversidade de estilos. Normalmente, a sobrancelha usada aqui é ligeiramente angulosa, acompanhando o contorno do côncavo;

Quadrado: O ideal são sobrancelhas angulosas, retas e com uma curva acentuada no final, alongando a face;

Longo: Nos formato longo, as sobrancelhas retas são uma boa pedida, pois permitem um contraste que equilibra o rosto;

Coração: O rosto em formato de coração costuma ter o queixo afinado. Sendo assim, ele pede sobrancelhas angulosas ou até arredondadas;

Diamante: O formato em diamante costuma trazer a parte superior da face mais larga que a parte inferior. Com isso, a ideia é criar linhas verticais e não horizontais, ou seja, sobrancelhas mais arredondadas e arqueadas, para alongar.

Seguindo as tendências

Mesmo que a dica seja seguir o desenho natural de cada sobrancelha, muitas mulheres buscam inspirações nas celebridades na hora de retirar e modelar estes fiozinhos. Nas passarelas nacionais e internacionais, sobrancelhas mais fartas e levemente delineadas estão em alta. “De um tempo pra cá, a sobrancelha mais grossa e demarcada voltou à moda e, com isso, há um boom de pessoas usando e abusando da hena para delinear e destacar os fios”, explica o designer de sobrancelhas Leo Bettelli, do salão Camarim Conceito. 

Mas sobre o uso deste produto, Bettelli adverte: “É perigoso usar hena. A hena em seu estado puro não causa nenhum prejuízo, mas o difícil é saber a procedência dela. Quanto maior a procura por hena, mais falsificações do produto acontecem e existem muitas henas de má qualidade no mercado, com compostos metálicos e outros elementos que podem ser extremamente prejudiciais à saúde”. 

Fazendo em casa

Embora a maioria dos designers de sobrancelha não recomende que os fios sejam retirados aleatoriamente em casa, muitas mulheres continuam fazendo este procedimento no conforto do seu boudoir. Com uma pinça na mão, uma boa luz e um espelho, é possível fazer a sobrancelha e deixá-la com aspecto mais arrumado. Apenas retirando os pelos que estão nascendo fora do lugar – sem alterar o arco dos fios. 

Sobrancelhas no rosto longo de Sarah Jessica Parker e em formato de coração de Kourney Kardashian.


“É importante tomar cuidado com o corte dos fios. Para evitar cortá-los de maneira errada, o ideal é pentear todos os fios para cima e cortar somente as pontas que excedem, com a ajuda de uma tesoura reta, em um único ângulo”, explica Luzia. Mas, se você afinou demais as sobrancelhas, o procedimento é ter paciência e preencher os fios corretamente. Até eles crescerem novamente, use uma maquiagem leve e até um lápis especial para disfarçar. 

E mesmo retirando os excessos em casa, a recomendação é procurar um profissional a cada quinze dias ou pelo menos uma vez por mês para que ele desenhe novamente o modelo da sobrancelha sem erro e sem sustos. “Existem fios que se forem tirados repetidamente deixam de crescer e não há como repô-los. Você pode achar que está apenas limpando a região e então tira um fio que não irá mais crescer, resultando numa desarmonia no rosto”, completa Leo Bettelli

Sobrancelhas sempre bonitas

Com alguns cuidados diários, é possível manter as sobrancelhas sempre bonitas. Confira as três dicas infalíveis da especialista Luzia Costa: 

Nutrição: Assim como os cabelos, os fios das sobrancelhas também devem ser tratados. Com o tempo, eles tendem a cair mais e ficarem ralos. Sendo assim, a dica é utilizar produtos adequados e hidratá-las antes de dormir; 

 Falhas: Cubra as falhas com lápis universal específico para sobrancelhas, isso deixa o aspecto mais natural. Passe-o levemente na parte da frente deixando-o mais claro e escureça o arco e o final da sobrancelha. A técnica torna o olhar mais leve e ao mesmo tempo marcado, sem deixar os fios artificiais; 

Manutenção: É importante manter o design dos fios sempre em ordem. O ideal é procurar um profissional especializado a cada 15 dias para a manutenção do design e remoção dos fios que costumam crescer fora do desenho traçado.

Copyright foto: INB/WENN.COM/BFA/Shutterstock/ Kathy Hutchins/NEWSCOM/JM11/Buckner/WWD/SIPA

Veja também

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Dicas para ter uma sobrancelha que valoriza o rosto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo