8
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça a pedagogia Waldorf, método de ensino que associa arte ao aprendizado

Método de ensino que consiste em desenvolver outras competências além das curriculares, a pedagogia Waldorf é uma realidade em escolas brasileiras

Pedagogia Waldorf: arte aliada ao ensinamento formal.


Pense em uma escola onde até os meninos têm aulas tricô, ao mesmo tempo que apreendem o conteúdo programático tradicional como matemática, química e língua portuguesa. A forma de educação através da pedagogia Waldorf se baseia nesta abordagem mais humanista de ensino, sem perder a ligação com as exigências curriculares promulgadas pelas normas educacionais vigentes.

Baseada na filosofia educacional de Rudolf Steiner, fundador da antroposofia (associação do aprendizado entre a razão e anseios espirituais do homem), a pedagogia Waldorf é apontada pela Unesco como o método pedagógico inclusivo e adequado para manter o nível de aprendizado equacionado, principalmente nas áreas de grande diversidade cultural.

O processo de aprendizagem da pedagogia Waldorf é interdisciplinar, integrando elementos práticos, artísticos e conceituais. Segundo especialistas, esta abordagem valoriza o papel da imaginação, desenvolvendo o pensamento criativo e analítico. 

"O objetivo da pedagogia Waldorf é fornecer às crianças e aos jovens, além do aprendizado formal, as bases para o seu desenvolvimento moral e exercício da liberdade, tentando ajudar cada criança a atingir o seu 'destino', aquilo a que aspira através de seu melhor rendimento", explica a diretora da Escola Livre do Algarve, que utiliza o método na instituição de ensino.

Como é uma escola Waldorf 

No Brasil, existem dezenas de escolas que aplicam os métodos de ensino baseados na pedagogia Waldorf. Reconhecidas pelo Ministério da Educação, as escolas especializadas neste sistema pedagógico podem ser facilmente encontradas através do site da Federação das Escolas Waldorf no Brasil

Na aparência, uma escola que aplique a pedagogia não difere em muita coisa de escolas menos tradicionais, como a  Escola Construtivista ou a Montessoriana. As salas de aula têm mesas e cadeiras geralmente dispostas em círculos ou com os alunos de frente aos outros, como geralmente acontece nas mesas de refeição.

Há ainda nas salas de aula os espaços destinados ao desenvolvimento de técnicas de como pintura, teatro e trabalhos manuais de artesanato. 

Pedagogia Waldorf na prática 

As aulas do ensino infantil dão ênfase em atividades artísticas. Sem divisão de gênero, muitas das chamadas escolas Waldorf ensinam os meninos a cozinhar e fazer tricô. 

Na hora da avaliação, pode-se adotar ou não a aplicação de provas e testes. Mas como é o mesmo professor que vai acompanhar o aluno ao longo do ensino fundamental, a pedagogia Waldorf leva mais em conta as etapas de desenvolvimento do estudante e não testes pontuais.

"O interessante nestas formas de ensino menos tradicionais é ter como prioridade o desenvolvimento do estudante, e não única e exclusivamente a absorção pragmática do conteúdo", exalta a pedagoga Leila Amaral.

Aprender dançando

Além de desenhos, escultura e habilidades manuais, se existe uma técnica específica que possa caracterizar bem o método de pedagogia Waldorf é a euritmia. Definida como a arte de movimento, funciona como se fosse uma dança ou coreografia, associando movimentos do corpo à fala. 

Como se estivessem ensaiando para um musical, os alunos são estimulados a falarem sobre o conteúdo ensinado, enquanto se movimentam pela sala. 

Segundo especialistas, trata-se de uma técnica que ajuda a desenvolver a concentração, a autodisciplina e estimula a percepção em relação ao outro. Numa escola de método Waldorf, aulas de geometria, línguas e até matemática são ensinadas através da aplicação da euritmia.

Copyright foto: Divulgação

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça a pedagogia Waldorf, método de ensino que associa arte ao aprendizado', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo