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Como preparar quinoa em casa

Veja o passo-a-passo para cozinhar o grão e usá-lo em quatro receitas deliciosas

Rica em fibras e proteína, a quinoa pode ser consumida em saladas, sopas, cremes ou como substituta do arroz.


Cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros, a quinoa vem sendo muito utilizada como base de receitas consideradas saudáveis. Além de ser uma excelente fonte de proteína, o grãozinho é rico em fibras, vitaminas do complexo B e ômega 3 e 6. Para completar, ele ainda é de fácil digestão e altamente recomendado para aqueles que seguem dietas restritivas por não conter glúten.

Por conta de tantos nutrientes, a quinoa tem seu consumo associado a inúmeros benefícios para o organismo, como: 
  • melhora da função intestinal; 
  • aumento do sistema autoimune; 
  • proteção contra doenças cardíacas
  • combate aos radicais livres devido aos efeitos antioxidantes; 
  • redução do risco de osteoporose; 
  • recuperação das fibras musculares; 
  • e o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. 

Como preparar

Ainda que muitos já tenham ouvido falar, poucos sabem realmente como preparar e incluir esse grãozinho nas refeições. De acordo com a chef de cozinha Nádia Campeotto, especialista em gastronomia funcional, a quinoa pode ser utilizada em receitas doces e salgadas, dependendo apenas do formato em que ela é utilizada. 

"No mercado, além da versão em grão, encontramos a quinoa em flocos e farinha, sendo muito versáteis nas preparações desde o cereal do café da manhã até o uso em bolos e pães. Em grão, pode ser consumida em substituição ao arroz e adicionada em sopas, cremes e saladas", explica Nadia.

Para facilitar a vida de quem quer incluir a quinoa na dieta, a chef ensina os dois passos para prepará-la em casa a partir do grão cru - que é vendido a granel em mercados e empórios, a preços mais convidativos:

1- Leve ao fogo uma panela com uma medida de quinoa e duas de água e salgue a gosto;

2 - Quando levantar fervura, deixe cozinhar em fogo baixo com a tampa semi aberta. Desligue o fogo assim que toda a água secar, tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. 

Ao final do processo, a quinoa ficará soltinha e estará pronta para ser consumida ou utilizada em diversos pratos. A chef avisa ainda que, depois de cozido, o grãozinho pode ser conservado sob refrigeração, em recipiente hermético, por até 5 dias. Confira abaixo quatro receitas com quinoa para fazer já:


     












 











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