0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça os benefícios do inhame para a saúde

Tubérculo possui baixo índice glicêmico, além de ser rico em fibras, cálcio, ferro e atuar no sistema imunológico

Cheio de benefícios: saiba como incluir o inhame no cardápio.


O inhame não é um alimento comum na mesa dos brasileiros, mas ao tomarem conhecimento dos benefícios presentes nesse tubérculo, poucos não o acrescentariam à lista do supermercado. Segundo Bruna Lyrio, nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e Estética, da Clínica Tostes, o inhame apresenta uma série de propriedades benéficas à saúde, entre as quais, o controle da glicemia (glicose no sangue).

O alimento apresenta  baixo índice glicêmico, além de ser rico em fibras, tornando-se uma boa opção de carboidrato para os diabéticos. É ótimo ainda para controlar a saciedade e auxiliar no emagrecimentoO inhame também ajuda no controle do colesterol e, de quebra, é livre de glúten, sendo indicado como uma ótima opção para quem tem doença celíaca

Além disso, acrescenta Bruna, o inhame é um tubérculo rico em carboidratos e vitaminas, possui boas quantidades de vitamina C e A, é rico em cálcio, ferro e fósforo e ainda atua no sistema imunológico, graças às suas vitaminas do complexo B, principalmente a B1 e B5.

Inhame no vapor

Entretanto, alerta a nutricionista, o inhame deve ser consumido com moderação pois é fonte de carboidrato e não é aconselhável comer este tipo de alimento em excesso. Uma xícara de inhame, por exemplo, possui 117 kcal. Na cozinha, o tubérculo pode ser consumido cozido, como substituto da batata ou da mandioca, e até como purê. 

Na versão em farinha, pode ser usado no preparo de bolos, tortas, pães e outras preparações culinárias, como sucos e águas aromatizadasAssim como a maioria dos alimentos, o inhame perde suas propriedades nutricionais quando é cozido na água.

Para minimizar a perda desses nutrientes, o tubérculo pode ser cozido no vapor e até mesmo com a casca que, depois de cozida, soltará as propriedades do inhame com mais facilidade, recomenda a especialista.

Suco de inhame

Segundo Mariana Ferri D'Avila, pesquisas indicam que a ingestão do inhame duas ou três vezes por semana pode ser muito benéfica para o sistema imunológico, pois o tubérculo contém alto teor de zinco. Confira agora uma receita feita sugerida pela profissional: 

Receita de suco de inhame

Ingredientes
  • 400g de inhame frio, descascado e previamente cozido al dente (descartar a água para eliminar os fatores anti-nutricionais)
  • 800ml de água 
 
Modo de preparo
Bater o inhame com a água por 2 minutos no liquidificador. Depois, coar com uma peneira tradicional ou coador de pano. Armazenar até 3 dias na geladeira. 

Dica: bata essa bebida de inhame com banana e canela, e tome antes dos exercícios. Não jogue fora o que fica retido na peneira. Tempere com orégano, sal e azeite, e obtenha um patê delicioso, ou use para engrossar sopas ou acrescentar em tortas.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça os benefícios do inhame para a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo