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Invista nos alimentos certos e dê adeus ao cansaço

Alimentação correta e a prática de exercício físico são indispensáveis para mandar a indisposição embora

Saiba quais alimentos podem ajudar a mandar o cansaço embora.


A sensação de cansaço costuma ocorrer por vários motivos, tais como uma noite mal dormida ou o excesso de trabalho. Para muitas pessoas, colocar o sono em dia ou tomar um banho quente já alivia grande parte do cansaço, mas tem outro truque que pode ajudar a dar um chega pra lá na indisposição: a alimentação.

Segundo Patricia Cruz, nutricionista funcional, investir nos alimentos certos pode ser a chave do combate ao cansaço. “Se as horas de sono estão boas e a rotina do dia a dia não está tão pesada assim, uma alimentação inadequada pode estar ocasionando esse cansaço extremo e sonolência”, afirma a nutricionista.

Outra alternativa amplamente divulgada e sugerida é praticar exercícios físicos. “A atividade física aumenta as concentrações de endorfina, que melhora o sono, o ato de relaxar e ajuda a controlar o apetite”, sugere Patrícia.

O que comer e o que não comer


De acordo com a expert, os alimentos indicados para combater o cansaço são os carboidratos (principal fonte de energia energia) e gorduras boas, como pães, cereais integrais, aveia, granola, milho, frutas oleaginosas (castanhas de caju e amêndoa). Outra dica é investir em frutas frescas (banana, laranja, etc) para ajudar na disposição das tarefas do dia a dia.

Segundo a nutricionista, a quantidade certa varia de acordo com cada indivíduo. "As recomendações da OMS indicam consumir diariamente 450g de vegetais folhosos e frutas", ensina a nutricionista. 

os alimentos que devem ser evitados são aqueles que não trazem nenhum benefício para o organismo, como refrigerantes, bebida alcoólica e cafeína em excesso. “Eles são pobres em nutrientes, isto é, calorias vazias”, destaca Patrícia.

Outra dica para dormir bem e, desta forma, sentir menos cansaço é evitar alimentos ricos em gordura, que exigem um trabalho maior de digestão. “O ideal durante a noite é fazer uma refeição com alimentos mais leves. Por exemplo, arroz integral, legumes e verduras, carnes brancas, pois não vão interferir na qualidade do sono”, recomenda a nutricionista.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

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