0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Quiabo: um aliado no controle da diabetes

Rico em fibras, vegetal também favorece o funcionamento do intestino e pode ser uma arma poderosa na perda de peso. Saiba o por quê!

Conheça os benefícios do quiabo e qual a melhor forma de consumi-lo.


quiabo é o famoso alimento “ame ou odeie”, pois possui um sabor bem marcante e a famosa baba, na qual são encontradas as sementes deste vegetal. Cheio de benefícios, ele possui baixo teor calórico (apenas 30 kcal a cada 100 gramas) e pode ser consumido em saladas ou refogado junto com carne moída, frango, entre outras opções. 

A nutricionista Vivian Talarico, da clínica da L&L Espaço Vida ao Corpo, contou um pouco mais sobre os benefícios encontrados no quiabo. Segundo a especialista, o vegetal contém carboidratos, fibras dietéticas e fornece também as vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio.

Suas principais ações no organismo estão relacionadas à digestão, pois ele é cheio de fibras que favorecem o funcionamento do intestino, além de ser benéfico durante a gravidez, pois conta com folatos que auxiliam no desenvolvimento dos tubos neurais em recém nascidos. 

O quiabo também pode ser uma arma poderosa na perda de peso. Isto ocorre pelo fato dele ser rico em fibras e possuir baixa coloria. Por conter pectina, também favorece a saúde do coração. Além disso, explica a nutricionista, o vegetal contém xantina, que é benéfica à saúde dos olhos

Muito se fala também sobre os benefícios deste vegetal como um aliado no controle da diabetes. De acordo com a expert, isto ocorre pelo fato do quiabo ter um alto teor de fibras, que ajudam na estabilização do nível de açúcar no sangue, além de auxiliar no controle de sua absorção.

Como consumir?

Segundo Vivan, é bom evitar comer o quiabo frito, pois isso eleva potencialmente suas calorias e seus níveis de colesterol. “O ideal é consumi-lo cozido, em sopas e molhos.” Porém, ao cozinhá-lo, o vegetal perde alguns nutrientes, como a vitamina C. Por isso, a nutricionista sugere que ele seja consumido cru, pois dessa forma se conserva todos os nutrientes. 

Embora não haja uma quantidade estabelecida, não é bom consumir o quiabo em excesso, explica a nutricionista, pois ele contém oxalatos que podem levar a problemas nos rins e na vesícula, como aumento de pedras ou favorecer o crescimento delas. Consumir o vegetal em excesso também pode causar desarranjo intestinal.

Para armazená-lo, sugere Vivian, existem duas melhores maneiras: uma delas é na parte inferior da geladeira, higienizados e dentro de saquinhos, ou então picados e em sacos a vácuo dentro do congelador, sem esquecer de higienizá-los também previamente.

Confira as ideais de receitas com quiabo d'A Revista da Mulher:














Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Quiabo: um aliado no controle da diabetes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo