0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Dicas para não errar na decoração do chá de panela

Apesar da procura por inovação, as noivas acabam caprichando nos detalhes e optando por itens tradicionais neste rito de passagem

As noivas não podem se esquecer de montar uma mesa principal, recheada de delícias.


Engana-se quem acha que a decoração do chá de panela ou chá de cozinha deve seguir à risca o estilo do casamento. Este é um momento que marca a despedida da mulher da vida de solteira, no qual ela e as amigas se divertem em meio a brincadeiras. E, por isso, pede uma décor mais leve e criativa, que pode ser realizada inclusive com itens já existentes na própria casa da futura esposa. 

E mesmo com inúmeras modalidades de chá de panela que existem hoje, com baladas e até eventos temáticos, a maioria das noivas ainda opta pelo tradicional, com uma festa animada e íntima em casa. Nestes casos, a decoração do chá de panela pede um estilo mais intimista e que imprime a personalidade da mulher. 

Flores suspensas nos tons da festa criam uma atmosfera aconchegante e pra lá de sofisticada.


“As noivas sempre buscam algo novo, o diferente, mas no final sempre acabam seguindo para um caminho com as colhas  mais tradicionais, como uma linda mesa com bolo, doces, lembrancinhas, etc”, comenta Julio Cesar de Plácido, da J2A Eventos

Criatividade em alta

A decoração do chá de panela merece a atenção especial e pode ser elaborada pela própria noiva ao lado de suas amigas e familiares. “Acredito que o investimento  deva ser menor e que criatividade seja predominante”, afirma Celia Regina Mineiro, decoradora de festas e eventos.

Itens presente na própria cozinha da noiva podem se transformar em peças de decoração. Taças, jarras e até xícaras viram arranjos com referências vintage, enquanto copos e potes suspensos com flores deixam os espaços mais divertidos e sofisticados ao mesmo tempo.  As louças sobrepostas, como pratos e canecas, se tornam lindos suportes para doces e salgados. 

Colheres de pau como lembrancinhas baratas e criativas.


As colheres de pau delicadamente enfeitadas com fitas servem como lembrancinhas para as convidadas.  “Busque na cozinha itens significativos para o tema, use e abuse das panelas, escorredor de macarrão, acessórios, panos de prato, enfeites, entre outros. Selecione os itens pela cor e monte uma pré-mesa, dispondo e experimentando os objetos”, revela Celia.  

Caixotes de feira pintados ganham novas funções, entre elas, de apoio para os mais diversos elementos de decoração do chá de panela. Balões coloridos ou temáticos não são caros e sempre trazem um ar lúdico à decoração. 

“Compre algumas flores naturais de acordo com as cores predominantes , mas se quiser use também legumes e verduras”, completa a decoradora de eventos. 

Caixotes de feira como item de decoração no chá de panela.


Não se esqueça da mesa principal

Se a noiva for apostar em apenas um elemento na decoração do chá de panela, a sugestão é que seja uma bela mesa principal. Este será o carro-chefe da festa por agregar os doces, bolos, tortas, enfeites, flores...enfim, todos os olhares. “Se necessário, monte duas mesas: uma de doces e outra de salgados. Gosto desta praticidade e oportunidade das pessoas se servirem à vontade”, diz Celia. 

Louças da própria cozinha se transformam em objetos de decoração.


O bolo e os doces são, com certeza, as grandes atrações desta mesa decorada. Algumas noivas preferem encomendar bolo fake de camadas e, outras, escolhem vários bolos menores para ornamentar o espaço. “Este item lúdico pode fazer parte até das brincadeiras do chá de panela, como um bolo recheado com uma aliança. Pela tradição, a amiga que receber este pedaço premiado será a próxima a ficar noiva”, conta a decoradora. 

Já as demais guloseimas podem ser feitas pela própria noiva e suas amigas, como potinhos de doces individuais com tecidos na tampa, que remetem às antigas delícias da vovó. Ou mesmo cupcakes saborosos e com cores que seguem a temática da festa. “Não tem quem não ame um bom brigadeiro de colher e várias misturinhas gostos que tem hoje em dia”, completa Julio Cesar de Plácido.

Invista em uma mesa principal decorada para o bolo.


Copyright foto: iStock/Divulgação Celia Monteiro

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Dicas para não errar na decoração do chá de panela', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo