0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Pão de queijo: confira os segredos para preparar o quitute em casa

Deixe os congelados de lado e veja como fazer um delicioso pãozinho caseiro

O mais mineirinho de todos: veja como fazer pão de queijo caseiro.


Nem os mais fortes podem negar: em qualquer ocasião, é impossível resistir a um pão de queijo quentinho. Preparado nos quatro cantos do país, ele pode ter diferentes texturas e sabores que mudam conforme os ingredientes usados. Sua fórmula tão variável permite que cada um crie sua própria "receita perfeita" do quitute, adequada aos mais variados paladares.

Para um pãozinho bem sucedido, uma das versões mais comuns sugere o uso de polvilho (azedo ou doce), ovo, óleo vegetal, leite, sal e - claro - queijo. A partir daí, as proporções de cada ingrediente vùqo dar uma característica específica ao quitute. Por exemplo, quanto mais polvilho, mais elástico será o pão. Se optar pelo polvilho azedo, terá um pãozinho mais crocante por fora. E se for de polvilho doce, o pão de queijo ficará mais molinho

Pão de quê?

Estrela da receita, o queijo é um dos responsáveis por hidratar o polvilho com gordura, deixando o pãozinho mais macio. Para um pão de queijo mais denso, capriche na quantidade de queijo, mas cuidado com o sal que será adicionado - muitas vezes, nem é preciso utilizá-lo.

Entre tantas opções de queijo, a mineira Daniela Schiavon, que é uma das donas do Pãozin, estabelecimento especializado em pão de queijo, de São Paulo, sugere que seja sempre usado o meia cura. "Queijos de consistência mais dura são os melhores, mas sei de pessoas que fazem com uma simples muçarela", conta ela. Na falta de um ou de outro, o parmesão também pode ser uma boa alternativa.

Mais macio e mais saboroso

Além do queijo, os líquidos também conferem elasticidade ao pãozinho. Neste ponto, é muito importante deixar a massa bem hidratada para evitar que o pão fique duro como pedra depois de pronto. Algumas receitas caseiras chegam a acrescentar água na mistura, para que o pão de queijo fique ainda mais mole e um pouco menos gorduroso.

Por fim, o conjunto da obra ainda pede ovos de boa qualidade. O ingrediente sustenta a massa e também altera todo o sabor do produto final. Por isso, um bom pão de queijo deve ser feito (de preferência) com ovo caipira, que dá mais cor e sabor ao pãozinho.  

Ritual de preparo

Uma vez selecionados os ingredientes, o preparo do pão de queijo não exige grandes técnicas, mas deve ser sempre seguido à risca - cada produto é adicionado em uma ordem certa. Em termos gerais, basta ferver os líquidos e misturá-los ao polvilho. Em seguida, junte o queijo e, então, os ovos. Para atingir o ponto certo do pãozinho, é preciso sovar bem a massa durante todo o processo, até que ela fique uniforme e grudando nas mãos. Por fim, faça as bolhinhas.

Na hora de assar, Daniela Schiavon explica que é imprescindível que o forno seja preaquecido a uma temperatura alta (230°C) por cerca de 15 minutos, para garantir que o quitute fique crocante por fora. "Ele também deve ser assado em uma temperatura alta. Pode até manter a 230°C. Se o forno for potente, é preciso baixar um pouco a temperatura, mas nunca inferior a 200°C, a não ser que o forno seja profissional", afirma a mineira.

Caso queira congelar os pãezinhos para depois, Daniela aconselha colocar as bolinhas cruas em uma assadeira e levar ao congelador. "Elas estarão congeladas em 2 horas. Aí é só colocar em um saquinho e ir tirando do freezer a quantidade desejada para assar naquele dia", esclarece a empresária. "O preparo da massa congelada é idêntico ao da massa fresca. Você só tem que tirar o pãozinho do freezer e colocar na assadeira para assar depois que o forno estiver preaquecido. Ele deve ir ao forno congelado."

Acompanhamentos

Ainda que um pãozinho simples seja por si só uma delícia, diversos acompanhamentos podem incrementar o quitute. De acordo com Daniela, o pãozinho vai bem com tudo. "Em Minas, a gente fala que o casal perfeito é o pão de queijo com pernil. Mas para acompanhar um café com pão de queijo, nada melhor que uma manteiguinha", admite. 

Quem quiser ir além, a dica é aguçar o paladar com outras guloseimas, que podem ser doces ou salgadas. Entre elas, vale provar o pão de queijo com requeijão cremoso, catupiry, doce de leite, geleia, goiabada cremosa e até creme de avelã. Ficou com água na boca? Então, para não passar mais vontade, clique na imagem abaixo para ver a receita completa do pão de queijo caseiro.














Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Pão de queijo: confira os segredos para preparar o quitute em casa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo