1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Para celíacos ou não: 16 receitas deliciosas sem glúten

Seleção traz opções de doces e salgados preparados com ingredientes gluten free; confira a galeria

Veja a seleção de receitas doces e salgadas sem glúten.


Antes uma necessidade apenas para aqueles que sofriam da doença celíaca, o hábito de cortar o glúten da dieta caiu no gosto de quem quer perder peso ou se alimentar melhor. Ainda que divida opiniões, a ingestão de alimentos que não contenham a substância vem se tornando cada vez mais popular.

Mesmo na onda da mania gluten free, os adeptos deste tipo de alimentação se deparam constantemente com a dificuldade em encontrar uma maior variedade de comidas gostosas e próprias para o consumo. O que obriga muita gente a procurar por receitas alternativas para fazer em casa. Pensando nisso, selecionamos 16 delícias sem glúten, entre doces e salgados, para quem quer se aventurar na cozinha. Confira na galeria a seguir.

Copyright foto: Mamanpatisse

Pão de arroz express

Pão de arroz é fácil de fazer e ficar super crocante.


Seja para o café da manhã ou qualquer refeição do dia, este pão de arroz é uma boa alternativa àqueles feitos com farinha de trigo. Super crocante, ele pode ser preparado no formato de uma bola ou moldado de acordo com o gosto de cada um. E só leva cinco ingredientes. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Sophie Le Bot

Bolinho de chocolate

Ninguém resiste a um bolo de chocolate.


O bolo de chocolate é o tipo de guloseima que é sempre bem-vinda, ainda mais se for preparado em porções individuais. Nesta versão sem glúten, a associação da farinha de amêndoas com a farinha de arroz deixa o doce mais leve e com o sabor mais suave. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Dominique Guibourg

Pão Pioca

Quase um pão de queijo: veja como fazer o pão pioca.


pão pioca é uma boa pedida para manter a forma e matar a vontade de pão de queijo, que, geralmente, em versões industriais possui glúten (mesmo se receita original contém apenas ingredientes gluten free). Muito parecida com a versão original, este pãozinho leva cenoura e tapioca granulada em sua composição. Muito fácil de fazer! Veja a receita aqui.

Copyright foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Cotton cheesecake japonês

Cheesecake "algodão" leva apenas três ingredientes e fica fofinho.


Chamado de cheesecake "algodão", este bolo criado pela blogueira japonesa Ochikeron é uma releitura do clássico doce americano em versão bem fofinha. Com apenas três ingredientes, ele fez sucesso entre os internautas do mundo todo. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Reprodução/Facebook

Muffin salgado de tapioca com legumes

Guloseima salgada: muffin de tapioca tem legumes e ervas no recheio.


Que tal testar uma receita salgada de muffin? Rápido de fazer, este bolinho feito com tapioca pode levar todo tipo de legumes e ervas em seu recheio. Basta usar a imaginação. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação/Casa Maní

Red velvet

Vermelhinho e macio: confira a receita do red velvet sem glúten.


Um dos bolinhos mais tradicionais da confeitaria norte-americana, o red velvet é famoso por sua cor vermelha e textura macia. Nesta versão sem glúten criada pela chef Paula Rosignoli, o doce leva ainda um recheio cremoso de cream cheese e chocolate branco. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação 

Super pizza saudável

Pizza sem glúten tem massa feita à base de couve-flor.


Com massa feita à base de couve-flor, esta pizza é perfeita para quem não pode (ou não quer) consumir produtos com glúten. Na hora de rechear, prefira ingredientes mais leves, como frango desfiado, verduras, tomate e queijos com pouca gordura. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock 

Muffin vegano de abacaxi e coco

Sem glúten e vegano: muffin de abacaxi e coco fica molhadinho.


Sem glúten e sem produtos de origem animal, este muffin vegano fica molhadinho e muito saboroso. Por conta dos ingredientes naturais, ele ainda tem um índice glicêmico mais baixo que o de bolos feitos com açúcar refinado. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Kiwiforme

Cuscuz paulista

Cuscuz paulista é feito com farinha de milho em flocos.


Com zero glúten, o cuscuz paulista é feito com farinha de milho em flocos e pode levar diversos ingredientes no recheio. Na versão mais clássica, a sardinha é essencial e deve ser misturada à massa. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Adriana Douglas

Bolo de limão e amêndoas

Bolo de limão e amêndoas fica molhadinho e macio.


Mais um doce molhadinho e sem glúten: o bolo de limão e amêndoas é garantia de um lanchinho da tarde delicioso. Para deixar a massa aerada e fofinha, o segredo é bater as claras em neve e incorporá-las aos outros ingredientes. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Mamanpatisse

Nhoque de mandioquinha

Delicioso com pesto de manjericão, o nhoque de mandioquinha sem glúten leva polvilho no lugar da farinha de trigo.


Ótima opção para compor um almoço ou jantar, o nhoque de mandioquinha é a prova de que é possível comer pratos tradicionais sem glúten. Feita com polvilho azedo, a massa vai bem com pesto de manjericão. Veja a receita aqui.
 
Copyright foto: Divulgação/ Don Carlini Pasta & Co

Waffle doce

Massa de waffle também pode ser usada para fazer panquecas americanas.


Simples de fazer, o waffle também ganhou uma versão sem glúten criada chef Eliana Lenz, do Restaurante Lenz Gourmet, de Campos do Jordão (SP). Caso não tenha a máquina para fazer o doce, use a massa para preparar deliciosas panquecas americanas. Veja a receita aqui.

Copyright foto: LenzGourmet

Pão de hambúrguer

Pão de hambúrguer sem glúten existe! Veja como fazer.


Quer preparar um hambúrguer caseiro, mas não encontrou nenhum pão que combine com o lanche? Pois esta receita foi elaborada por Denise Godinho, autora do livro Sabor sem Glúten, especialmente para o sanduíche. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Divulgação/Editora Alaúde

Brownie de chocolate

Úmido por dentro e crocante por fora: veja como fazer o brownie de chocolate sem glúten.


Outra guloseima indispensável para quem adora um docinho é o brownie de chocolate. Feito com fécula de batata, ele fica úmido por dentro e crocante por fora, sem perder o sabor. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Glucelia

Bolinho de abobrinha

Bolinho de abobrinha é feito com trigo sarraceno.


Muito saboroso, o bolinho de abobrinha com bacon leva trigo sarraceno na massa. De sabor mais intenso, o ingrediente tem baixo índice glicêmico e pode ser usado em receitas doces ou salgadas, em substituição à farinha de trigo branca. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Comme Une Vie De

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Para celíacos ou não: 16 receitas deliciosas sem glúten', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo