2
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

15 ideias de receitas para levar na marmita

Confira nossa seleção de comidinhas práticas e saudáveis que são ótimas pedidas para consumir no almoço fora de casa

Veja nossa seleção de comidas quentes e frias para levar na marmita.


Levar a comida de casa para almoçar no trabalho ou na faculdade é uma boa solução para quem quer economizar ou apenas manter a dieta em dia. Porém, preparar uma marmita gostosa e balanceada nem sempre é tarefa fácil no meio de uma rotina atarefada. Muitas vezes, faltam ideias de receitas que funcionem no esquema de "fazer no dia anterior para comer no dia seguinte".

Em termos gerais, para uma refeição saudável, tenha sempre em mente uma quantidade equilibrada de tipos de alimentos, mantendo a seguinte proporção: 2 variedades de verduras e/ou legumes, 1 proteína, 1 carboidrato e 1 leguminosa. O mesmo vale para opções de comidas frias, como lanches, wraps e saladas.

Quer boas sugestões de comidinhas deliciosas para colocar na sua quentinha? Então, confira a seguir 15 ideias de receitas para levar na marmita.

Copyright foto: iStock

Wrap de salmão, queijo cottage e hortelã

Bem recheado, o wrap pode ser opção de almoço leve e prático para levar na marmita.


Em alta entre os defensores da alimentação saudável, o wrap pode ser uma ótima opção de almoço levinho e prático para levar na marmita. Na hora de fazer, prefira pão de massa integral e use fatias de salmão defumado para uma versão ainda mais saborosa. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Dani Oliveira

Rolinhos de berinjela grelhada com cottage

Experimente fazer os rolinhos de berinjela com recheio de creme de ricota e ervas frescas.


Simples de fazer, esses rolinhos de berinjela grelhada podem ser consumidos como refeição vegetariana, acompanhados de arroz branco ou integral. A sugestão da blogueira Dani Oliveira leva queijo cottage no recheio, mas dá para usar creme de ricota com ervas frescas para mudar os sabores. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Dani Oliveira

Panqueca de ricota e atum ao molho de tomate

Faça a massa da panqueca e coloque o recheio que quiser.


panqueca é um prato muito versátil para quem não quer perder tempo na cozinha. Prepare a massa e invente o recheio conforme seu gosto. Nesta sugestão com ricota e atum, a dica é trocar o creme leite pelo requeijão cremoso lightVeja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação/Gomes da Costa

Abobrinha recheada com carne moída

Delícia árabe: veja como fazer abobrinha recheada com carne moída.


Típica da cozinha árabe, a abobrinha recheada com carne moída é muito fácil de fazer e fica uma delícia. Na versão original, o arroz branco é usado no recheio. Se preferir, prepare separadamente e consuma como acompanhamento quente. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Escondidinho de carne moída

Escondidinho de carne moída é fácil e rápido de fazer.


Outra comida prática para levar na marmita é - com certeza - o escondidinho de carne moída. Feito com purê de batatas, ele pode levar uma boa camada de queijo muçarela por cima para derreter na hora que for esquentar. Para acompanhar, prefira uma salada de folhas verdes com tomate e palmito. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Quiche lorraine

Faça porções individuais da quiche lorraine para levar na marmita.


Clássico da culinária francesa, a quiche lorraine dá um pouquinho mais de trabalho no preparo. Porém, a vantagem é que você pode preparar diversas tortinhas individuais e congelá-las no freezer para consumir aos poucos. Fica até mais fácil de levar na marmita. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Moqueca de tofu

Sugestão de almoço vegetariano: moqueca de tofu.


Para vegetarianos ou não, esta versão de moqueca de tofu é uma ótima sugestão para um almoço balanceado. Criado por Gabriela Oliveira, autora do livro Cozinha Vegana Para o Dia a Dia, o prato vai bem com arroz branco simples e a dica é levar um separado do outro na marmita. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação/Editora Alaúde

Lasanha de berinjela

Lasanha de berinjela não leva massa na receita.


Apesar do nome, esta lasanha de berinjela não leva qualquer tipo de massa na receita e substitui muito bem a versão convencional. Apetitosa, ela funciona como prato único e pode ser feita no domingo para servir de almoço na segunda. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Club sandwich de frango

Dois andares: club sandwich de frango é para matar a fome!


Lanches podem - e devem - entrar no cardápio das marmitas semanais. Basta escolher ingredientes menos calóricos e pães integrais. Para matar a fome, o club sandwich de frango é uma boa pedida: leva ovo cozido, tomate, picles de pepino, alface americana, mostarda Dijon e um pouquinho de maionese. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Amora®

Salada de macarrão com frango marinado no pesto

Macarrão também combina com salada.


Se for de salada, procure fazer composições bem elaboradas de ingredientes para não sentir fome logo depois do almoço. Uma boa sugestão é esta salada de macarrão com frango marinado no pesto, que traz alimentos de cada grupo alimentar. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Volailles de France

Picadinho de frango ao molho mostarda

Picadinho de frango ao molho mostarda vai bem com arroz branco.


Entre os pratos quentes mais indicados para levar na marmita, os picadinhos de carne ou frango são ótimas pedidas. Para variar no molho do preparo, prove esta versão ao molho mostarda, que é rápida e fácil de fazer. Veja a receita aqui.

Copyright foto: iStock

Cuscuz marroquino com legumes e abacate

Versátil: consuma o cuscuz marroquino em saladas do dia a dia ou como acompanhamento de pratos quentes.


O cuscuz marroquino pode ser um grande coringa nas refeições do dia a dia. Fácil de fazer, ele combina com pratos quentes e saladas elaboradas, como nesta aqui de legumes e abacate. E fica a dica: para evitar que o abacate fique escuro dentro da marmita, basta regá-lo com limão na hora do preparo. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Pourquoi Je Grossis

Salada no pote com atum, feijão branco e brócolis

Salada no pote é alternativa prática para a marmita.


Uma mania que pegou entre os defensores da marmita saudável é a chamada salada no pote. Super prática, ela é montada com ingredientes de todos os grupos alimentares recomendados. Além disso, o molho já é colocado no potinho e basta chacoalhar tudo na hora de comer. Veja a receita aqui.

Copyright foto: Divulgação/Coqueiro

Grão-de-bico salteado com alho-poró e alecrim

Grão-de-bico salteado pode acompanhar carne de panela ou salada de brócolis.


Gostoso em saladas, o grão-de-bico também pode entrar em refeições quentes como prato principal ou acompanhamento de alguma proteína animal. Esta sugestão de receita pode ser servida, por exemplo, com uma carne de panela ou simplesmente em uma composição vegetariana com salada de brócolis. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Divulgação/Editora Alaúde

Torta espiral de legumes e presunto cru

Torta espiral fica linda e muito gostosa.


Linda de ver, a torta espiral de legumes e presunto cru pode ser uma excelente opção de almoço leve e balanceado. Seu preparo exige um pouquinho de paciência, mas o resultado supera qualquer expectativa. E fica ainda melhor acompanhada de uma saladinha verde com palmito e tomate. Veja como fazer aqui.

Copyright foto: Stéph Une Graine D'idée

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado '15 ideias de receitas para levar na marmita', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo