0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Menopausa: conheça os sintomas e confira dicas para enfrentar esta fase

Conheça os principais sintomas da menopausa e como conviver bem com esta fase pela qual toda mulher passa

No Brasil,  as mulheres chegam à menopausa por volta dos 49 anos.


Por definição, menopausa é o período após o desaparecimento da menstruação. “O diagnóstico da menopausa é sempre retroativo, pois mede-se a partir do último dia em que a mulher menstruou  até um ano após sem o ciclo menstrual”, esclarece o médico ginecologista Marino Pravatto Júnior. 

Segundo o médico, é  um equívoco chamar este intervalo de menopausa. O período de um ano até ter-se a certeza que a mulher entrou na menopausa definitivamente chama-se climatério. 

O climatério é o período da vida da mulher em que a produção dos hormônios ovarianos (estrógeno e progesterona) cai progressivamente, tornando os ciclos menstruais irregulares, escassos, até cessarem completamente. 

“Como conseqüência dessa diminuição hormonal, há alterações físicas e mentais. Não se trata, portanto, de uma doença, mas de uma fase transitória de adaptação da mulher até a chegada da menopausa’, explica o Dr. Pravatto Júnior.

Sintomas no período pré-menopausa

E é justamente na fase do climatério que as mulheres enfrentam os maiores incômodos. Em média, no Brasil, as mulheres costumam entrar no período da última menstruação por volta dos 49 anos. 

Os sintomas mais freqüentes são no período antes da menopausa são:
  • dores nas mamas;
  • ondas de calor (fogachos);
  • dores de cabeça;
  • palpitações;
  • insônia;
  • cansaço;
  • perda de memória;
  • secura vaginal;
  • estados depressivos e ansiedade;
  • irritabilidade;
  • e dores articulares.

Como conviver bem com a menopausa

De acordo com o Dr. Marino Pravatto Júnior, nem todas as mulheres terão sintomas que levam a uma interferência substancial no ritmo de vida. "Cerca de 60% delas consideram as manifestações bem toleráveis. Do ponto de vista medicamentoso, existem diversos recursos naturais que estimulam o organismo da mulher e aliviam os sintomas próprios dessa fase", defende o médico.

Alguma atenção especial deve ser dada ao cuidado com os ossos, devido à perda natural de minerais, como cálcio, ao avançar da idade. Segundo o especialista, a reposição hormonal deve ser evitada.

"Isso seria retroceder a mulher ao período anterior à menopausa, de forma artificial. Além disso, a reposição hormonal tem como conseqüência o aumento dos índices de doenças uterinas e mamárias, como demonstram estudos", reforça o ginecologista.

Um acompanhamento terapêutico é o mais recomendado para levar a mulher a uma valorização de sua qualidade de vida na época da menopausa. Adotar um bom estilo de vida, com meditação, um trabalho prazeroso, alimentação saudável e vida social e afetiva são as formas mais naturais para a mulher passar por esta fase sem grandes sofrimentos.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Menopausa: conheça os sintomas e confira dicas para enfrentar esta fase', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo