0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Ácido fólico: saiba porque é recomendado para as grávidas

A vitamina é recomendada para gestantes nos primeiros três meses de gravidez para, principalmente, evitar anemia

Ácido fólico é uma vitamina recomendada pela OMS para evitar anemia em grávidas.


As primeiras semanas de gravidez marcam o momento em que se inciam os cuidados específicos que vão assegurar uma gestação saudável. Entre as recomendações para tratar das futuras mamães nesta primeira fase, está a prescrição do ácido fólico.

“Há estudos que comprovam a eficácia do ácido fólico para evitar o quadro de anemia na mulher, através do equilíbrio dos glóbulos do sangue”, diz o médico obstetra e ginecologista, Marino Pravatto Júnior.

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 41,8% das gestantes em todo o mundo sejam anêmicas. E pelo menos metade desses casos são resultado de deficiência de ferro. 

Ácido fólico recomendado pela OMS

Diante deste quadro, a OMS passou a indicar o uso da suplementação de ferro e ácido fólico em gestantes, como medida de saúde pública para melhorar as condições da gestação em todo mundo.

“A grávida é mais propensa a ter anemia em função do estresse metabólico e das alterações de proteína, causada pela verdadeira revolução do metabolismo e do organismo para se gerar uma criança”, explica o obstetra. 

A anemia na gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do feto e levar a uma má formação congênita. A principal causa é o fato de que a anemia prejudica a passagem de nutrientes da placenta da mãe para o bebê, deixando-o com baixo peso.

Ácido fólico fora da gravidez 

Existe uma corrente de automedicação, amplamente difundida pelas redes sociais, que recomenda o uso de ácido fólico mesmo sem estar grávida. Seria para já ‘fortalecer’ o organismo e favorecer a fecundação.

“Isso não tem fundamentação científica. Usar o ácido fólico fora da gravidez vai fazer ele ser eliminado via renal e apenas vai sobrecarregar os rins”, alerta o Dr. Marino Pravatto.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Ácido fólico: saiba porque é recomendado para as grávidas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo