7
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Como temperar frango: 3 maneiras práticas e saborosas para testar já

Veja as sugestões de temperos que vão deixar a carne da ave muito mais gostosa e suculenta para as refeições do dia a dia

Inteiro, em partes ou filés: veja como temperar frango.


Versátil na cozinha do dia a dia, o frango vai bem com qualquer tempero e acompanhamento. De cozimento rápido, ele é o queridinho do cardápio de quem segue dietas e pode ser preparado de inúmeras maneiras, conforme a ocasião e o gosto de cada um. 

Mesmo com tantas possibilidades de misturas de sabores, muita vezes a carne da ave pode acabar ficando insossa e seca por conta das escolhas de ingredientes adicionados no preparo. Foi pensando nisso que A Revista da Mulher separou algumas maneiras práticas e deliciosas de como temperar frango. Assim, os almoços e jantares da semana nunca mais ficarão sem graça.

Filés de frango

Sempre presente em menus saudáveis, o filé de frango é muito fácil de fazer e pode ser temperado de inúmeras maneiras. Vendido em diferentes espessuras, ele deve sempre ser bem hidratado antes do preparo com uma boa marinada, para não ficar seco na hora do cozimento - seja na grelha, frigideira ou churrasqueira.

Diferente dos peixes que podem "cozinhar" em ingredientes ácidos, o frango combina muito bem com limão, laranja e vinagre. Varie o líquido conforme seu gosto, mas nunca exagere na quantidade de caldo, pois ele não costuma ser aproveitado no preparo. Quanto aos outros ingredientes do tempero, vale usar a criatividade explorando diferentes sabores.

Uma boa sugestão para fugir do comum é fazer uma marinada de quatro filés de frango, com os seguintes ingredientes:
  • 1 dente de alho triturado, 
  • 1 colher de sopa de azeite, 
  • 3 colheres de sopa de shoyu (molho de soja), 
  • 1 colher de sopa de suco de limão, 
  • orégano e pimenta do reino a gosto. 
Se quiser ir um pouco além, acrescente ainda 1 colher de café de gengibre fresco ralado ou em pó. Deixe a carne curtir por 30 minutos e depois é só grelhar.

Peças de frango

Para variar o consumo de frango na semana, invista em peças como coxa e sobrecoxa que ficam suculentas quando feitas no forno. Neste caso, a carne deve ser preparada com a pele para não ressecar e perder o sabor - deixe para descartá-la apenas na hora de comer. Justamente por conta disso, é preciso marinar o frango por um tempo maior, entre 30 minutos e 1 hora.

Assim como os filés, as partes de frango podem levar uma infinidade de temperos, porém precisam de uma quantidade generosa de líquidos no preparo. Assados com bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho branco e cachaça, ficam ainda mais saborosos. Por isso, experimente fazer marinadas com esses ingredientes ou acrescente-os durante o cozimento.

Quer testar? Então, separe 8 coxas de frango com pele e tempere com:
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 3 colheres de sopa de vinagre
  • orégano, sal e pimenta do reino a gosto. 
Deixe pegar gosto por 30 ou 40 minutos. Em seguida, coloque as coxas em uma assadeira untada com um pouco de manteiga e asse até secar o caldinho do frango. Só então despeje 1 lata inteira (350 ml) de cerveja clara por cima da carne e deixe assar até ela ficar dourada. 

Frango inteiro

Seguindo a mesma lógica do preparo das coxas, o frango inteiro também deve ser feito com pele e um pouco de gordura para que ele fique suculento e macio. Feita geralmente no forno, bem assadinha, a ave deve ser sempre bem higienizada e temperada por dentro e por fora.

Uma hora antes de assar, coloque no interior do frango:
  • 2 colheres de sopa de suco de limão; 
  • sal, pimenta do reino;
  • 1 colher de chá de alho triturado;
  • e finalize espalhando um pouco de manteiga em temperatura ambiente.
Por fora, tempere com os mesmos ingredientes e adicione:
  • 2 colheres de sopa de cebola ralada; 
  • tomilho ou alecrim fresco a gosto;
  • e 1 colher de café de páprica doce
Se quiser, acrescente também 50 ml de vinho branco seco. Cubra o frango com filme plástico e deixe marinando na geladeira. Na hora de assar, coloque ainda um pouco de azeite.

Copyright fotos: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Como temperar frango: 3 maneiras práticas e saborosas para testar já', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo