0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça as propriedades nutritivas das berries que favorecem a saúde

Além de prevenir doenças e combater os radicais livres, estas frutas vermelhas auxiliam na perda de peso e manutenção da boa forma

Opções de consumo dos berries: ao natural ou em sucos e vitaminas.


As frutas vermelhas, também conhecidas como berries, agregam um sabor azedinho e até exótico às receitas gastronômicas. O que pouca gente sabe é que essas frutinhas de rico paladar, como o mirtilo, morango, amora, framboesa, cranberry, goji berry, entre outros, apresentam baixa quantidade de calorias além de um elevado teor de água e fibras.  

Como resultado, as berries ajudam a manter a boa forma de maneira natural e saudável – sempre aliadas a uma alimentação balanceada e prática de atividades físicas regulares. Segundo artigo divulgado pela Nova Nutrii, empresa especializada em nutrição clínica, estudos apontam que essas frutas apresentam resveratrol, uma substância que pode auxiliar no combate à obesidade, já que influencia na queima de gorduras,e no equilíbrio entre os diferentes tipos de tecido adiposo. 

Para auxiliar no emagrecimento, estas frutas vermelhas trazem a pectina em sua composição – o que ajuda na sensação de saciedade e controle a absorção de glicose. O goji berry, por exemplo, virou mania em todo o mundo porque auxilia na perda calórica e aceleração do metabolismo

Combate aos radicais livres e doenças

As berries são frutos silvestres de cor vermelha e roxa que contém compostos bioativos, ou seja, substâncias que trazem inúmeros benefícios à saúde. Entre eles estão os flavonoides, que possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e até antirreumática. 

O tom avermelhado destas frutas é resultado da alta concentração de antocianinas, que protegem o organismo contra a ação de moléculas nocivas, conhecidas como radicais livres. “As berries também são ricas em nutrientes e vitaminas, como C e D e têm propriedade antioxidante, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pela oxidação e envelhecimento das células do organismo” esclarece Maria Caroline de Azevedo e Souza Netto, nutricionista da clínica Dr. Walter Minicucci. 

Estas propriedades antioxidantes das berries têm ganhado destaque porque desempenham um papel essencial no combate a problemas de saúde, inclusive o LDL, conhecido como colesterol ruim. “Portanto esses antioxidantes têm sido amplamente explorados por seus efeitos sobre várias doenças. Estudos epidemiológicos e nutricionais sugerem um consumo maior desses frutos para uma menor incidência de radicais livres e doenças como problemas coronários cardíacos e câncer”, completa o nutricionista Daniel Azevedo Novais. 

Berries na alimentação

A nutricionista Maria Caroline recomenda que as frutas vermelhas sejam consumidas ao natural para evitar o desperdício de algumas propriedades nutricionais importantes. “O ideal é consumir a fruta in natura, quando são totalmente preservados seu frescor e sabor, mas se não for possível, pode-se consumi-las congeladas, especialmente na preparação de sucos”, explica. 

Daniel Azevedo Novais completa que não existem contraindicações para incluir as berries na alimentação. “Para alcançar os benefícios desses frutos silvestres devemos consumir pelo menos uma quantidade de 10g duas vezes ao dia, de preferencia no café da manhã e após as atividades físicas”, finaliza o nutricionista. 

Copyright foto: iStock 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça as propriedades nutritivas das berries que favorecem a saúde', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo