0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Tensão pré-casamento: como manter a calma até o grande dia?

Confira dicas práticas para não se estressar e evitar que os nervos fiquem à flor da pele antes do enlace

A tensão pré-nupcial pode levar a noiva a um colapso nervoso antes do casamento.


Antes de chegar ao tão aguardado momento de subir ao altar, o caminho percorrido pelos noivos é longo e nem sempre tranquilo. O desejo para tudo dar certo no grande dia muitas vezes gera um estresse conhecido como tensão pré-casamento ou tensão pré-nupcial (TPN). Caracterizada por uma série de altos e baixos emocionais pela qual passa o casal, a TPN que pode prejudicar não só o relacionamento, mas todos os planos referentes ao casamento.  

Será que dou conta em cuidar do outro? De constituir uma família? E as contas, e a casa? Estes são apenas alguns questionamentos que as mulheres fazem antes de dizer "sim" ao parceiro. Paralelo a isso, estão todos os preparativos para o casamento. A psicóloga Tais Zioli, da rede de hospitais São Camilo em São Paulo, explica que esta tensão ocorre por uma série de fatores, especialmente porque o casamento representa uma mudança importante no ciclo vital

No caso das noivas, elas deixam de lado os papeis de filhas para se tornarem esposas, para as quais as cobranças são ainda maiores. Para piorar o quadro, estão os detalhes da festa e da nova vida a dois, que contemplam decisões importantes além de muitas expectativas.  “A TPN pode se manifestar em diferentes formas, seja por irritabilidade, alterações no sono e alimentação e, até mesmo, em sintomas no corpo”, explica.


Controlando a ansiedade

Para evitar que a tensão pré-casamento afete toda a organização da festa e também a relação a dois, é preciso gerenciar a ansiedade. “A autocrítica é essencial para perceber se os sintomas estão excessivos”, analisa Tais Zioli.

O estresse é comum na fase antes do casamento: o que vai fazer a diferença é saber lidar com este sentimento de forma saudável e positiva. Uma boa dica para evitá-lo é diminuir as expectativas frente à mudança para uma nova etapa de vida. 

A psicóloga acredita que métodos de relaxamento como ioga e meditação também ajudam neste período. “Tente praticar esportes e, se necessário, busque auxílio profissional. A psicoterapia pode ser benéfica na administração dessa situação”, acredita.  E lembre-se: a festa não pode ser mais valorizada que a qualidade da relação, pois a vida de casada envolve muito mais que o momento da troca de alianças

Planejamento é tudo

Claudia Fioretti, da empresa Dote da Noiva, acredita que deixar tudo pronto e escolhido com mais antecedência pode ser o melhor remédio para escapar da tensão pré-casamento. Desta forma, a noiva ficará mais tranquila, sabendo que tudo está andando de acordo com o planejado. 

Para evitar a sobrecarga de tarefas, vale contar com a ajuda da tecnologia, com os aplicativos que auxiliam na organização de todos os detalhes. Para um apoio profissional, é importante contratar uma cerimonialista ou assessoria de eventos. “Temos um cronograma que seguimos com orientações e necessidades que são sugeridas ao casal para que tudo seja acertado com antecedência e tudo seja um sucesso”, analisa.  


Planejar a festa com antecedência e com apoio profissional e aprender técnicas de gerenciamento do tempo são fundamentais neste momento da vida. “É preciso aceitar os contratempos e se cobrar menos. Noivas estressadas costumam emagrecer ou engordar, por exemplo, e temos que correr para as figurinistas dos vestidos de noiva, que precisam estar perfeitos”, conta Claudia. 


Dicas para amenizar o estresse 

Tanto a psicóloga Tais Zioli quanto a assessora de eventos Claudia Fioretti passaram dicas para as noivas (e leitoras) de A Revista da Mulher sobre como manter a calma e não surtar antes do casamento:  
  • Os palpites dos amigos e família são importantes, mas tenha claro que as decisões são do casal. Tenha como norte a pergunta: “o que é  bom para nós?”
  • É necessário aprender a lidar com imprevistos e estar disposta a ceder e negociar;
  • Reserve um tempo para namorar e conversar assuntos alheios ao casamento; 
  • Mantenha o diálogo aberto com o parceiro e divida com ele seus anseios e dúvidas;  
  • Peça ajuda! Evite centralizar as tarefas. Conte com o apoio do noivo, madrinhas, familiares; 
  • Contrate um profissional especializado para ajudar com fornecedores e todos os detalhes que envolvem o enlace; 
  • E o fundamental: tente manter a calma e o bom humor, mesmo quando as coisas não saírem como o desejado. 
Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Tensão pré-casamento: como manter a calma até o grande dia?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo