0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Ciclismo: opção de lazer que ajuda a melhorar o condicionamento físico

Podendo ser praticado em academias ou ao ar livre, o esporte traz vários benefícios para a saúde e para o corpo

O ciclismo fortalece o corpo e a saúde em geral.


Certamente você já ouviu falar na prática do ciclismo, um esporte de alto impacto que exige muito de seus praticantes. Mas muito além das competições, andar de bike pode ser um excelente treinamento para melhorar a saúde ou o condicionamento físico.

Philipe Borges dos Santos, personal trainer e preparador físico geral, lembra que o ciclismo pode ser praticado de forma indoor - aulas de spinning em academias ou estúdios próprios para a modalidade, com acompanhamento de profissional e música ambiente para animar e estimular, ou outdoor - locais abertos como, parques, pistas de ciclismo e nas ruas.

Benefícios do ciclismo

São muitos os benefícios que este esporte traz para quem o pratica. O personal trainer Danilo Bortman, destaca alguns:
  • melhora do VO2 (capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado), 
  • melhora do condicionamento cardiorrespiratório
  • melhora do desempenho cognitivo devido a grande concentração de fluxo sanguíneo e oxigênio na parte cerebral,
  • diminuição dos riscos de depressão e estresse, entre outros.

Além disso, essa modalidade também contribui para o fortalecimento muscular dos membros inferiores (pernas, core e glúteos), trabalha de forma mais branda os músculos superiores (ombros, braços e antebraços).  “Ajuda também na diminuição da pressão arterial, controle do diabetes, redução de colesterol e triglicérides, além de melhorar o humor e liberar o cortisol, que na quantidade correta, melhora a defesa do sistema imunológico”, destaca o preparador físico Philipe Borges dos Santos.

Cuidados para evitar possíveis lesões

O ciclismo é um esporte que todos podem praticar, mas uma avaliação médica prévia é necessária, sobretudo para iniciantes. Após os eventuais exames médicos, “o profissional de educação física irá analisar sua condição física e montará o programa certo de atividade no ciclismo para o tipo específico de cada um. Isso vai trazer muito mais segurança a curto e longo prazos para o aluno, além de ajudar a trilhar o caminho correto para chegar ao objetivo determinado”, ressalta o Phellipe.

O ciclismo, assim como qualquer outra atividade, deve ser executado de forma correta para evitar os riscos, principalmente ortopédicos. “Uma má postura durante a atividade, mesmo com o fortalecimento muscular que ele promove, pode ocasionar lesões articulares na coluna, quadril, pescoço e joelhos” explica Philipe

Para o personal trainer Danilo Bortman, outro grande risco para quem pratica o esporte sem o devido acompanhamento e cuidado é prejudicar a saúde do coração. “Quando praticado com muita intensidade e esforço pode causar lesões na parede do miocárdio trazendo como consequência um infarto”.

Por este motivo, a primeira dica dos dois especialistas é, ao decidir praticar o ciclismo ou qualquer outro esporte, procurar um profissional de educação física capacitado, que para evitar qualquer complicação futura.

Dicas para iniciantes

Independente de como for praticar, é importantíssimo estar atento aos equipamentos, que variam de acordo com a modalidade. Para treinos ao ar livre, é importante usar os dispositivos de segurança como capacete, faróis de alerta (kit sinalizador) e retrovisores, além de roupas especiais que diminuem o atrito. “Já no treinamento indoor é apropriado usar roupas leves e tênis adequado”, explica Santos.

Para quem quer iniciar essa prática esportiva, é importante ter cuidado com o ritmo do treino. “Comece pedalando em ambientes mais calmos, sem muita movimentação de carros e pedestres. Pedale em esforço leve a moderado no início. Lembre-se: o menos se torna mais no início de qualquer atividade física. Junte-se mais pra frente a um grupo de ciclistas para pedalar com mais segurança”, ensina Bortman.
 
Caso prefira o ciclismo outdoor, é preciso escolher com calma a bicicleta que se encaixe no seu biotipo (altura e peso), verificando se o banco, manopla e guidão são adaptado. Sem esquecer, claro, de fazer todos os ajustes necessários. “Tudo isso é importante para ter uma prática mais segura e de forma mais prazerosa” comenta Santos.

No caso de aulas indoor (spinning), os cuidados são outros. “Ao adentrar uma academia, peça para experimentar uma aula, para sentir como você reagirá a ela, como o professor conduz a aula e se lhe é agradável. Atente-se a todas as informações passadas no início e durante as aulas (posturas, carga correta, recuperação, hidratação)”, explica o preparador físico Philipe Borges dos Santos.

Copyright foto: iStock 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Ciclismo: opção de lazer que ajuda a melhorar o condicionamento físico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo