0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Triatlhon aumenta a resistência corporal e ajuda a perder peso

Modalidade esportiva traz diversos benefícios ao corpo, mas é preciso ter cuidado e acompanhamento profissional para evitar riscos à saúde

Esporte inclui três modalidades e ajuda a perder peso.


Para quem adora praticar esportes e não sabe qual modalidade escolher, o Triathlon pode ser uma ótima opção. A atividade que envolve três modalidades - ciclismo, corrida, e natação - além de melhorar o condicionamento físico e a resistência, ainda ajuda a perder peso.  

Se apenas uma das modalidades compreendidas no Triathlon já promove melhorias no corpo e saúde, imagine as três juntas. É exatamente esta a grande vantagem do Triathlon que, "por ter três modalidades incluídas, trabalha o corpo de maneira completa trazendo inúmeros benefícios para a saúde como força e resistência muscular, coordenação motora, condicionamento físico e aumento de fluxo sanguíneo, melhorando a capacidade cardiorrespiratória”, destaca o personal trainer Danilo Bortman 

Dicas para praticar

A primeira e principal preocupação é sempre com a saúde e com a segurança de quem pratica, uma vez que o próprio esporte – considerado de alto impacto – já exige muito do corpo. “No Triathlon, é utilizado o capacete, a sapatilha e a roupa específica para pedalar, que é a mesma roupa para correr e nadar”, afirma. 

Para evitar lesões é fundamental complementar os treinos com fortalecimento muscular, sempre com um acompanhamento de um profissional da aérea. “Ter uma alimentação calórica e, ao mesmo tempo saudável (devido ao alto gasto calórico adquirido), periodizar os treinos para não obter uma sobrecarga nas articulações, e ter uma boa noite de sono para recuperação também é essencial”, ressalta Danilo Bortman. 

É preciso ter preparo físico

Por se tratar de um esporte de alto impacto, o treinamento de Triathlon realizado com muita intensidade e esforço pode causar lesões na parede do miocárdio trazendo como consequência um infarto. “Para evitar chegar a esse ponto, periodize seus treinos e peça auxílio de um educador físico”, alerta. 

É importante lembrar também que, assim como os demais esportes de alto impacto, os praticantes de Triathlon também estão sujeitos às lesões causadas pelo esforço e desgaste. Isso apenas reforça a importância de contar com a ajuda de um profissional de educação física capacitado.

Para quem pretende começar agora, Danilo Bortman dá algumas dicas. “O esforço exigido nesse esporte é muito grande, portanto não é da noite para o dia que se inicia o Triathlon. No meu ponto de vista, um atleta amador, para iniciar, precisa, no mínimo, de ter um condicionamento físico e um alicerce muscular consideravelmente bons para, aos poucos, ir evoluindo. No início procure realizar treinos de curta distância e de leve a moderada intensidade para aos poucos ir progredindo”, conclui.

Copyright foto: iStock 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Triatlhon aumenta a resistência corporal e ajuda a perder peso', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo