0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba por que atividades manuais para as crianças desenvolvem a criatividade

Brincadeiras e atividades manuais para fazer longe dos aparelhos eletrônicos e que ajudam no desenvolvimento infantil

Atividades manuais infantis são ótimas para desenvolver as crianças.


Será que as crianças conseguem brincar sem a tecnologia? Uma das questões mais recorrentes do mundo contemporâneo desafia constantemente pais e educadores. Não por acaso, volta e meia os pedagogos vêm a público defender algumas atividades mais 'analógicas' como forma de equilibrar o desenvolvimento infantil.

Segundo a psicoterapeuta e especialista em atendimento familiar, Helena Monteiro, já existem estudos clínicos que comprovam alguns dos benefícios causados pelas atividades manuais para crianças. Brincadeiras infantis mais tradicionais ou as velhas atividades com cola, papel e tesoura podem ser um bom caminho para ajudar a ter uma infância mais saudável. 

"Quando as crianças fazem atividades manuais como corte e colagem ou artesanato com argila, por exemplo, desenvolvem algumas capacidades como concentração e criatividade. Mas o mais surpreendente é que esse aprimoramento de habilidades manuais é capaz de fazer a criança se tornar mais disciplinada", explica a psicoterapeuta.

Benefícios das atividades manuais infantis

A educadora do ensino fundamental Márcia Santos comprova estes benefícios na prática. Professora de uma escola pública em uma comunidade do Rio de Janeiro, Márcia afirma que as aulas de artesanato ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de pensar. 

“Exerço esse tipo de atividade com crianças de comunidade carente da rede pública de ensino. É impressionante como aulas de recorte e colagem antes de uma aula de matemática fazem as crianças ficarem mais concentradas na hora de fazer as contas ou resolver problemas”, conta a professora.

Segundo a psicoterapeuta, as atividades manuais infantis desenvolvem:
  • Concentração;
  • Disciplina;
  • Imaginação;
  • Capacidade cognitiva (melhora do aprendizado);
  • Coordenação motora;
  • Controle emocional;
  • Tolerância com o outro;
  • Despertar da curiosidade. 

Livro ensina atividades manuais para crianças

No livro Fábrica de Brinquedos (Editora Girassol) o autor Ricardo Girotto mostra como transformar coisas que normalmente iriam para o lixo em brinquedos criativos relacionados a datas comemorativas – um para cada mês do ano. Com dicas passo a passo, a ideia é manter as crianças entretidas em qualquer hora do dia ou época do ano.

Todos os elementos usados são materiais recicláveis ou facilmente encontrados e de baixo custo. Entre as atividades propostas pelo livro está a transformação de uma embalagem de detergente no boneco Pinóquio e uma caixa de pasta de dente se transformar em Saci-Pererê.

"Acho a ideia do livro muito interessante. Pratico isso na escola até porque temos poucos recursos. No caso do livro acredito que pode ser até uma oportunidade de ensino. Por exemplo, será que as crianças de hoje sabem quem é Saci-pereré? É aí que entra o papel de pais e educadores. As crianças precisam se interessar também por sua cultura e folclore. Desta forma as atividades manuais para crianças propostas pelo ficarão mais fáceis de serem desenvolvidas", defende a professora.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba por que atividades manuais para as crianças desenvolvem a criatividade', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo