7
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Da gema mole à gema durinha: aprenda a fazer ovos cozidos perfeitos

Veja os cuidados com o tempo de cozimento do ovo para não arruinar sua refeição

Ovos para todos os gostos: confira o tempo de cozimento ideal para cada textura de gema.


Saborosos e nutritivos, os ovos cozidos podem ser ótimos quebra-galhos para qualquer refeição do dia. Além de práticos, eles são rápidos de fazer e evitam aquela sureita na pia na cozinha. Porém, ainda que pareça a coisa mais simples de ser feita, o cozimento desse ingrediente pode reservar algumas pegadinhas que fazem toda a diferença na consistência final da gema – considerada por muitos como a estrela do prato.

Em termos gerais, é possível conseguir três texturas diferentes de gema apenas controlando o tempo de cozimento do ovo: toda mole, bem durinha e um meio termo que fica firme e úmida. Para ter um resultado perfeito, de acordo com a sua preferência, basta respeitar as instruções a seguir e tomar os cuidados necessários para não arruinar seu ovo.


Tempo de cozimento do ovo

Comece colocando os ovos em uma panela funda, não muito grande, logo que tirá-los da geladeira. Em seguida, cubra-os com água fria (não deve ser morna, nem em temperatura ambiente) até que ela atinja uma altura de três centímetros acima dos ovos. Ligue o fogo em potência alta e espere ferver. Assim que a água começar a borbulhar, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde o tempo necessário para sua gema endurecer.

 

3 minutos: Neste tempo, a clara do ovo estará totalmente endurecida e a gema estará densa e bem mole. Para consumir desta forma, coloque-o em um suporte especial para ovo e quebre o alto da casca, cuidadosamente, com a ponta de uma colher de chá, fazendo um buraco. Experimente degustar esta iguaria no café da manhã.

 

6 minutos: Com o dobro do tempo, a clara estará endurecida e a gema ficará quase inteiramente firme, mas ainda úmida no centro e bem alaranjada. Desta maneira, o ovo continua com uma textura suculenta e sabor mais acentuado, perfeito para acompanhar uma salada a qualquer hora do dia.


 

10 minutos: Este é o tempo para ter um ovo com a clara e a gema totalmente duras. Evite ultrapassar este prazo para que a gema não fique ressecada e com tom esverdeado – ele é sinal de que o ovo passou do ponto. Se quiser o miolo um pouco mais maleável, mas totalmente cozido, deixe o ovo na água por apenas 8 minutos.


Em todos os casos, lembre-se de tirar os ovos da água imediatamente após o tempo desejado e colocá-los em um recipiente com água bem gelada para interromper o cozimento. Afinal, a casca quente continua a aquecer o interior dos ovos, o que pode atrapalhar o resultado. Assim que estiverem mornos ou quase frios, descasque-os debaixo de água corrente para evitar que pequenos pedacinhos de casca fiquem grudados na clara.


Dicas e astúcias para o cozimento do ovo

Tamanho do ovo: Quanto maior o ovo, mais tempo ele vai demorar a ficar cozido. Os tempos de cozimento sugeridos valem para o tipo grande (ovos extra e jumbo devem cozinhar na água quente por mais tempo).

Quantidade de água: Muita água na panela acaba levando mais tempo para ferver. Logo, o preparo do ovo será mais demorado. Além disso, uma maior quantidade de água acaba retendo mais calor, o que desregula o tempo de cozimento de cada tipo de gema (o mesmo vale para pouca água).

Altitude: Pode parecer improvável, mas a altitude do local em que o ovo é preparado influencia no cozimento. Isso porque a temperatura de ebulição da água (quando ela começa a ferver) é diferente em lugares mais altos ou mais baixos, em relação ao nível do mar.

Frescor do produto: Ovos mais frescos são mais “grudados” à casca do que ovos envelhecidos. Portanto, aqueles ovos que estão há mais tempo na geladeira são melhores para cozinhar e também mais fáceis de serem descascados.


Copyright fotos: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Da gema mole à gema durinha: aprenda a fazer ovos cozidos perfeitos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo