5
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

15 receitas com ricota para deixar as refeições mais leves e saborosas

Pouco calórico, este derivado de queijo de consistência macia e sabor delicado pode ser usado em pratos doces ou salgados combinando com todo tipo de ingrediente

Ricota é um derivado de queijo, com baixo teor de gorduras e quantidade reduzida de sódio.


Grande aliada no cardápio de dietas pouco calóricas, a ricota é um dos ingredientes mais versáteis para a cozinha do dia a dia. De consistência macia e gosto delicado, ela é amplamente usada em pratos doces ou salgados, deixando as receitas mais leves e muito mais saborosas.

Apesar da semelhança, a ricota não é um queijo propriamente dito – ela é, na verdade, um derivado da fabricação de queijos, feita a partir do soro extraído desses produtos. Por conta de seu processo de produção, este delicioso laticínio fica com baixo teor de gordura e quantidade reduzida de sódio, recebendo um sabor neutro que se mistura com todo tipo de ingrediente.

Seja para incrementar as refeições ou tornar a alimentação mais saudável, a redação d’A Revista da Mulher selecionou 15 receitas com ricota que prometem surpreender os paladares. Confira na galeria a seguir diversas opções de petiscos, sobremesas e até pratos completos preparados com esta delícia de origem italiana. 


Copyright foto: iStock

Bolinho de ricota

Bolinho de ricota pode ser assado.


Mesmo sendo frito, este bolinho de ricota pode ser uma opção mais saudável de petisco para todas as ocasiões. Quem preferir, pode tentar fazer o quitute assado, empanado apenas com a farinha de rosca. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Panqueca americana de ricota

Ricota deixa a massa da panqueca americana mais leve e fofinha.


Para deixar a receita de panqueca americana mais leve, a dica é usar ricota na massa. Além de mais saborosa, ela também fica mais fofinha e menos gordurosa, perfeita para um café da manhã balanceado. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: iStock

Bolo de ricota

Para variar a receita daquele bolo fofinho, use ricota na massa.


Acredite: é possível preparar um bolo delicioso e fofinho usando ricota na massa. A lista de ingredientes desta receita é muito simples e pode ser complementada com outros produtos, como frutas cristalizadas, erva doce, rum e até cacau. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Divulgação

Muffin de ricota e atum sem glúten

Muffin salgado de ricota e atum não tem glúten.


Não consome glúten? Então experimente usar a ricota para fazer um delicioso muffin salgado de atum. Além de não levar nenhuma farinha, o quitute fica pronto em poucos minutos e pode ser consumido em qualquer refeição do dia. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Mousse salgada de ricota e pimentão

Mousse salgada de ricota e pimentão é ótima alternativa de aperitivo.


Esta mousse salgada de ricota e pimentão é uma ideia original de aperitivo para receber os amigos em casa. Fácil de fazer, esta delícia pode ser montada em copinhos de vodca para impressionar na apresentação. Veja a receita aqui.


Copyright foto: Christelle Milesi

Torta de ricota com aspargos

Veja como fazer esta torta de ricota com aspargos.


Deixe de lado os queijos gordurosos e abuse da ricota na hora de preparar tortas deliciosas em casa. Nesta receita, o laticínio deixa o recheio de aspargos verdes mais cremoso e muito mais delicado. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Divulgação

Terrine vegetariano de lentilha, espinafre e ricota

Terrine pode ser servido como entrada ou prato principal de uma refeição vegetariana.


Diferente das receitas mais tradicionais, este terrine não leva nenhum tipo de carne em seu preparo. Servido em fatias, o prato tem lentilha, espinafre e ricota como base principal e pode funcionar como entrada ou prato principal de uma refeição vegetariana. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Anne-Marie Foures

Verrine de salmão defumado e ricota

Explosão de sabores no verrine de salmão defumado e ricota.


De preparo muito simples, o verrine é sempre uma ótima alternativa de aperitivo ou entradinha refinada. Nesta receita surpreendente, o sabor evidente do salmão defumado é suavizado com a cremosidade da ricota e a acidez da coalhada seca. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Mélissende Dumont

Panqueca de creme de ricota com espinafre

Panqueca de creme de ricota com espinafre pode ser servida com molho branco ou de tomate.


Panqueca de massa fininha com recheio de creme de ricota e espinafre é sempre uma boa pedida para o almoço ou jantar. Para complementar, sirva acompanhada de molho branco simples ou de tomate, junto com uma boa camada de queijo gratinado por cima. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Spaghetti com ricota, tomates, louro e limão

Ricota também pode ser usada no molho do espaguete.


Deliciosa no recheio de massas, a ricota também vai bem como guarnição de espaguete. Para testar em casa, experimente esta receita fácil que também leva tomates, louro e limão no molho. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Divulgação

Risoto de abobrinha e ricota

Ricota também funciona em receitas de risoto.


E quando o assunto é culinária italiana, a ricota também pode ser usada na receita de um apetitoso risoto de abobrinha. Muito fácil de fazer, o prato fica com uma cremosidade irresistível e sabor ultra leve. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Tomates recheados com ricota

Delícia light: tomates recheados com ricota.


No quesito de receitas light, estes tomates recheados com ricota podem fazer as vezes de um delicioso acompanhamento para o almoço ou jantar. Suculentos e pouco calóricos, eles levam poucos ingredientes e são muito fáceis de fazer. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Taça de ricota com mel

Sobremesa leve e deliciosa: taça de ricota com mel.


Quem procura uma alternativa de sobremesa leve e deliciosa pode apostar todas as fichas nesta receita de taça de ricota com mel. Rápida de fazer, ela pode ser servida com morangos ou qualquer outra fruta que tiver em casa. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Maçãs ao vinho com creme de ricota

Maçãs ao vinho são servidas com creme de ricota caseiro.


Frutas cozidas no vinho podem funcionar como sobremesa requintada e surpreendente para jantares de família. Nesta receita elaborada pela chef Angela Festa, autora do livro A Cozinha Natural, a ideia é servir as maçãs acompanhadas de um delicado creme de ricota feito em casa. Veja como fazer aqui.


Copyright foto: Divulgação

Cheesecake de limão e ricota

Substitua o cream cheese por ricota na hora de fazer um cheesecake em casa.


Para testar novos sabores e texturas, experimente substituir o cream cheese por ricota na hora de preparar um saboroso cheesecake de limão em casa. Além de menos calórica, a sobremesa fica mais leve e suave. Veja a receita aqui.


Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado '15 receitas com ricota para deixar as refeições mais leves e saborosas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo