12
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

O fluxo menstrual sofre influência por causa da frequência nas relações sexuais?

Leitora indaga se podem haver alterações hormonais relacionadas à quantidade e frequência da prática sexual


Dúvida da leitora: Queria saber uma coisa que acontece comigo e com uma amiga minha mas são casos diferentes. No meu toda vez que faço sexo minha menstruação atrasada ou não vem.  No caso da minha amiga é que depois que ela perdeu a virgindade a menstruação dela está vindo muito, com quase nenhum sangramento. Queria saber por que isso acontece?

Em primeiro lugar,  não existe comprovação clínica que evidencie qualquer ligação entre a frequência das relações sexuais e o fluxo ou ciclo menstrual. Como não tenho muitos detalhes sobre as mulheres, suponho que sejam bem jovens e, portando, pode estar ocorrendo duas situações bem distintas.

Quanto ao primeiro caso, temos várias deduções, mas a mais provável é que seja uma questão de  tensão emocional relacionada ao medo de engravidar. Esta ansiedade pode causar desde a interferência no fluxo menstrual como pode gerar a gravidez psicológica, um pouco mais grave.

No segundo caso, provavelmente trata-se de uma mulher jovem que está tomando pílula, por ter perdido a virgindade recentemente. Ela pode estar apresentando um fluxo menstrual menor do que o anterior em função do uso da pílula anticoncepcional.

Do ponto de vista fisiológico, vale reforçar  que não existe nenhuma relação entre atividade sexual e fluxo menstrual.. O que existe é, ao contrário, mulheres que não estão tendo relação sexual por muito tempo e apresentam dismenorreia, dor durante a menstruação. 

Também tem alguma dúvida sobre sexualidade? Envie suas perguntas para o Dr. Marino Pravatto Júnior através do email redacao@arevistadamulher.com.br

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'O fluxo menstrual sofre influência por causa da frequência nas relações sexuais?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo