1
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Saiba mais sobre a acupuntura auricular

Também chamada de auriculoterapia, técnica pode ser eficaz em tratamentos de doenças físicas e emocionais, além de ser utilizada contra dependências químicas

Acupuntura auricular: existem mais de 200 pontos na orelha que podem curar outras partes do corpo.


Praticada na China há mais de 5 mil anos, a acupuntura desenvolveu-se no ocidente e ganhou algumas variações. Um destes desdobramentos que vem ganhando terreno é a chamada acupuntura auricular, ou auriculoterapia, que consiste em curar doenças de todo o corpo restringindo-se a aplicação de agulhas exclusivamente na orelha.

"A acupuntura auricular é uma prática de reflexologia, que usa os princípios da acupuntura e da medicina chinesa. A técnica utiliza uma única região no corpo, no caso a orelha, para aplicar estímulos em pontos reflexos de determinados órgãos e sistemas", explica o Dr. Roberto Debski, médico especialista em acupuntura e homeopatia.

Segundo o Dicionário de Medicina Natural (Editora Reader's Digest) a orelha tem mais de 200 pontos que estão fisicamente relacionados com outras áreas do corpo humano. Assim, o estímulo dos pontos na região que cerca o ouvido causa uma 'onda curativa' capaz de reverberar em órgãos ou regiões adoecidos.

O que diferencia a acupuntura auricular?

Na acupuntura tradicional estimula-se pontos no corpo todo, através de agulhas descartáveis, eletrodos, ventosas ou moxa, que é o calor aplicado com a erva artemísia. O método utilizado na acupuntura auricular é semelhante ao da acupuntura comum.

As diferenças básicas são: a auricular estimula apenas os pontos energéticos existentes na região do ouvido e o material utilizado para a terapia pode permanecer na orelha até a próxima sessão.

Na auriculoterapia, os pontos podem ser estimulados não somente por agulhas mas também por:

  • sementes de mostarda;
  • pontos metálicos;
  • mini agulhas;
  • outros objetos pontiagudos.

Segundo o médico acupunturista Roberto Debski, os efeitos da acupuntura sistêmica corporal são mais profundos que na acupuntura auricular. "A técnica da auriculoterapia geralmente é utilizada como complementar à acupuntura sistêmica", lembra o especialista..

De acordo com o médico, todas pessoas podem se beneficiar da acupuntura auricular. Por vezes ela será utilizada como tratamento exclusivo. Mas na maioria dos casos é indicada mesmo como complementar a outros tratamentos.

"Quando estagiei na China, em todos serviços médicos que visitei, a auriculoacupuntura era utilizada como complementar, depois da sessão de acupuntura sistêmica com agulhas. Para potencializar os efeitos do tratamento", completa o Dr. Debski.

Acupuntura auricular trata dependência química

Após avaliação e indicação médica, a acupuntura auricular poderá ser utilizada em tratamentos de certos sintomas e doenças físicas de vários órgãos e sistemas. E também na terapêutica de doenças emocionais, como a ansiedade, estresse e depressão

Na prática clínica, também tem-se observado bons resultados na utilização deste método contra problemas de dependência: cigarro, álcool e até compulsão alimentar. Mas  a técnica precisa ser sempre associada a outros tratamentos como a psicoterapia, medicamentos, mudança de hábitos e rotina.

"A dependência é um problema complexo e multifatorial. Nenhum tratamento isoladamente conseguirá tratar com sucesso a dependência sem contar com uma abordagem sistêmica e integrada", reforça o especialista.

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Saiba mais sobre a acupuntura auricular', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo