0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça os benefícios do chá de camomila

O chá de camomila pode reduzir os níveis de estresse e amenizar as cólicas menstruais  

Consumir de 2 a 3 xícaras de chá de camomila ajuda a deixar o organismo muito mais forte.


Estresse, insônia, ou ansiedade são três problemas de que qualquer pessoa quer passar bem longe. E uma boa solução natural para acabar com isso é investir no chá de camomila.

Isso porque a flor dessa planta tem diversos efeitos terapêuticos, sendo o mais conhecido o seu poder calmante. “Ela possui propriedades sedativas, que induz ao sono e melhora os níveis de estresse e até de depressão”, conta Maria Vitoria Curban Falcão, nutricionista clínica e esportiva.

Mais benefícios

Assim como outras bebidas feitas a partir de ervas, o chá de camomila é rico em flavonóides, antioxidantes presentes em diversas plantas. Além disso, essas substâncias têm papel anti-inflamatório e antibacteriano

Dessa forma, a camomila é utilizada tanto na medicina popular como na tradicional para diversos fins.  No primeiro caso, o chá melhora a digestão e também atua como relaxante muscular.

“A infusão das flores ou o próprio óleo essencial da erva são empregados na medicina tradional em pomadas e cremes com poder anti-inflamatório, cicatrizante, analgésico e antivirótico”, comenta Manoela Pessanha da Penha, professora do curso de nutrição da Universidade Estácio.  

Além desses benefícios, o chá de camomila também ajuda a amenizar as cólicas menstruais. “Uma boa dica, é aplicar compressas quentes do líquido sobre o abdômen”, ensina Manoela.

Sem manchas na pele

E se aparecer aquele roxo em algum lugar do corpo, por conta de uma batida, ou até mesmo por causa de alguma cirurgia, o chá de camomila gelado pode ajudar – e muito – na redução desses edemas.

“Basta colocar uma compressa sobre o local e deixar por 5 minutos. Repetir a cada 30 minutos. Em cirurgias plásticas de face, o mesmo procedimento também tem sido utilizado para reduzir as manchas”, afirma Sandra Chemin, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Saiba como preparar

Na hora de preparar o chá é recomendado não deixar a água ferver e abafar o chá por alguns minutos para manter a maioria dos bons nutrientes.  A receita é simples: colocar 2 a 3 colheres de chá das folhas da camomila em 500 ml de água quente (com o fogão desligado) e tampar a panela. Depois é só coar e pronto.

É indicado o consumo de, no máximo, 3 xícaras do chá de camomila por dia. Exceder esse limite pode causar alguns problemas. “Os desconfortos intestinais são os principais efeitos colaterais. E para pessoas alérgicas, a camomila pode gerar espirros, mal estar e até problemas mais sérios”, aponta Maria Vitoria.

Outro alerta envolve os taninos, substância natural presente nas plantas. Quando eles se encontram em excesso no corpo – por conta do consumo exagerado dos chás –, podem levar à redução da absorção de nutrientes importantes como o cálcio e ferro. Principalmente por indivíduos mais vulneráveis ou em condições fisiológicas especiais, como gestantes, crianças e idosos.

Na gravidez, melhor evitar

O consumo de chá de camomila não é recomendado para as grávidas e mães que estão em período de amamentação. “No caso das gestantes, o ideal é que elas evitem a ingestão principalmente nos primeiros meses de gestação, visto que o chá pode ter efeito estimulante sobre a musculatura”, finaliza Manoela. 

Copyright foto: iStock

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça os benefícios do chá de camomila', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo