0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Mercado das Pulgas de Paris: faça uma visita guiada pelo paraíso da decoração

Visita com especialista ao mais tradicional mercado de antiguidades da Cidade Luz é fonte de inspiração para decoração de interiores

Todos os estilos de arte e decoração estão no Marché aux Puces de Paris.


Paris sempre tem coisas a se descobrir e outras tantas a se redescobrir, diriam os habitués - visitantes ou moradores que adotaram a cidade para chamar de sua. O Marché aux Puces de Saint Ouen, famoso endereço para venda de objetos usados, é um desses lugares icônicos que merecem uma visita. De preferência, guiada.

Marché aux Puces de Saint Ouen é uma verdadeira Babilônia das antiguidades em Paris. Lugar insólito e incrível, composto por 14 diferentes mercados, onde podemos encontrar um pouco de tudo: de bibelôs, objetos vintages, de roupas a móveis, prataria, tapeçaria e obras de arte e decoração em geral”, conta Fernanda Hilke, uma empreendedora brasileira que desenvolve passeios alternativos na Cidade Luz para a empresa Conexão Paris.

Que tal levar para casa uma réplica de uma das gárgulas da catedral de Notre Dame? Ou inspirar-se em uma sala totalmente ambientada no estilo Maria Antonieta? Ou algum disco de vinil para a coleção retrô do apartamento moderninho? No maior mercado de antiguidades do mundo tudo isso é possível.

Discos de vinil e gramofone são ideias de decoração vintage.

Por que uma visita guiada

Para começar, os números impressionam: o Marché aux Puces de Saint Ouen conta com 14 mercados diferentes neste conglomerado de brechós. São cerca de 18 mil metros quadrados no total e um faturamento aproximado de 400 milhões de euros por mês. Então, para um desavisado que não conheça bem o local, é um convite a se perder.

Outro ponto importante para justificar uma visita com guia: para se chegar até Mercado das Pulgas de Paris, é preciso passar por uma espécie de 'camelódromo'. O local cheio de barracas deste mercado popular faz muita gente dar meia-volta sem sequer ter chegado perto do verdadeiro Marché aux Puces.

"Já ouvi muita gente dizer que 'ficou decepcionada' com o Marché aux Puces. Aí quando eu questiono o motivo, percebo que eles confundiram a feira de roupas que fica no caminho com o mercado tradicional. Quem não conhece bem o local, se perde mesmo", alerta a guia da Conexão Paris.

Um ambiente decorado no estilo Maria Antonieta, século XVIII.


A simpática Fernanda criou um roteiro no qual o visitante terá  a sensação de ter explorado todo universo do ambiente, em poucas horas. A guia indica as lojas, galerias de artes e até restaurantes para quem quer desde um snack alternativo até um sofisticado prato, em ambiente projetado por um dos designers mais requintados da atualidade, Phillipe Starck.

Os três mercados imperdíveis

Embora Saint-Ouen seja um subúrbio localizado fora da região parisiense, convencionou-se também chamar o local de tradicional Marché aux Puces de Paris. Como o mercado é imenso, quem não tiver muito tempo, não pode deixar de ver pelo menos três dos mais cotados espaços dentro do maior mercado de antiguidades do planeta.

A seguir, as três divisões do Mercado das Pulgas de Paris que não devem ser deixados de lado e que fazem parte do roteiro proposto pela brasileira Fernanda Hinke. 

O carrinho antigo vira porta-plantas e ganha ares provençais.


1) Marché Vernaison. O Marché aux Puces nasceu neste pedaço de quase 9 mil metros quadrados e cerca de 300 estandes. Os antiquários parisienses consideram o Marché Vernaison como referência, por manter o espírito original, principalmente entre os comerciantes de móveis clássicos.

Endereço: 99 rue des Rosiers
93400 Saint-Ouen 

2) Marché Dauphine. Esse pedaço do famoso mercado de antiguidades abriga 180 lojas (ou 'contêiners'), redistribuídas em dois andares. No térreo, encontram-se lojas chiques, principalmente de peças dos séculos XVIII ou XIX, com destaque para móveis do estilo Maria Antonieta.  Já na sobreloja, reina uma uma atmosfera 'brocante' (de brechós), como uma parte voltada para livros, quadrinhos e discos antigos, além de restauradores de objetos de arte.

Endereço: 138-140 rue des Rosiers 
93400 Saint-Ouen

3) Marché Biron. Esta parte do Marché aux Puces de Paris abriga 220 lojas de antiguidades e objetos de arte e decoração datados dos séculos XVII, XVIII, e XIX. Há tanto peças art déco e nouveau parisienses, como também uma farta oferta de objetos e móveis de estilo 'provençal' (oriundos da região francesa da Provence). Joias, relógios e bijuterias antigas, assim como alguns objetos orientais, compõem as ofertas do Marché Biron.

Endereço: 85, rue des Rosiers 
93400 Saint-Ouen

Serviço:

A brasileira Fernanda Hinke desenvolveu um passeio na medida ao Marché aux Puces .
  • O Marché aux Puces de Saint Ouen funciona sábado e domingo das 9 às 18h. E segunda-feira das 10 às 18h.
  • A estação de metrô mais próxima é a Porte de Clignancourt (linha 4 do metrô parisiense)
  • Para entrar em contato com a guia Fernanda Hinke, acesse o site www.conexaoparis.com

Copyright foto: Ana Paula Cardoso e reprodução do YouTube

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Mercado das Pulgas de Paris: faça uma visita guiada pelo paraíso da decoração', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo