12
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Ovo de codorna: conheça as propriedades deste saboroso alimento

Muito popular na culinária brasileira, principalmente como petisco, os ovinhos têm valor terapêutico e podem ajudar a emagrecer

Ovo de codorna é um saboroso e nutritivo aperitivo.

Servido, na maior parte das vezes cozido, em pratos aperitivos ou como complemento de massas e saladas, o ovo de codorna tem grande valor para dietas à base de proteínas, além de apresentar propriedades terapêuticas.

"De acordo com estudos realizados nos EUA, o ovo de codorna  melhora a memória, aumenta a atividade do cérebro e regula o sistema nervoso. E estudos recentes têm mostrado que, quando consumido na quantidade adequada e inserido em uma alimentação saudável, ainda ajuda a emagrecer", conta a nutricionista Marcia Del Grand.

Nutritivo e de fácil digestão 

Uma das grandes qualidades do ovo do codorna é o fato de ser um alimento de fácil digestão. Isso ocorre em função do elevado coeficiente de digestibilidade de sua proteína, a albumina - em torno de 97% da composição do alimento - que facilita sua absorção e assimilação pelo organismo. 

"Pessoas com úlceras estomacais são beneficiadas pelo ovo de codorna, pois (além da fácil digestão) funciona como um combatente natural contra doenças do trato digestório", completa a nutricionista. 

Em termos de nutrientes, os ovinhos de codorna são muito nutritivos e ricos em minerais, como: cálcio, fósforo, enxofre, potássio, ferro, magnésio, manganês e cobre.

Ovo de codorna afrodisíaco

O alimento também atua como um desintoxicante natural - bom na remoção de metais pesados do corpo e de toxinas no sangue. Ajuda ainda a combater a anemia, aumentando o nível de hemoglobina no organismo. 

"Por isso é recomendado para mulheres grávidas, uma vez que elas tem alto risco de tornarem-se anêmicas durante a gestação. E ainda possui nutrientes vitais que podem melhorar a libido", explica Márcia, confirmando a fama de comida afrodisíaca do ovo de codorna.

Baixo valor calórico do ovo de codorna

O consumo do ovo de codorna é recomendado para todas as faixas etárias, uma vez que tem um elevado teor de proteína e baixo teor de colesterol. Segundo Marcia Del Grand, apenas pessoas que necessitam de dieta com restrição proteica, deve consultar o nutricionista antes de abusarem da ingestão de ovo de codorna. 

Com grande qualidade de proteína e baixa caloria, o ovo de codorna torna-se um grande aliado das dietas. Enquanto um ovo de galinha cozido tem em torno de 80 kcal, cinco unidades de ovo de codorna apresentam cerca de 70 kcal.

"A quantidade diária recomendada são de cinco unidades por dia de ovo de codorna, para quem não tem restrição. E cinco unidades duas vezes por semana, para quem tem restrição", orienta a nutricionista.

Ovo de codorna X ovo de galinha

A nutricionista Marcia Del Grand fez uma comparação entre o ovo de codorna e o ovo de galinha. "O ovo de codorna é mais leve. Quando cozido, chega a pesar 10 gramas, ou cinco vezes menos do que o ovo de galinha, que é um pouco mais calórico", confirma Marcia. 

Veja a seguir as principais vantagens e as desvantagens do ovo de codorna, em relação ao ovo de galinha:

  • Proteína. O ovo de codorna tem mais proteínas que o ovo de galinha, o que garante a saúde e a renovação dos tecidos do corpo. "Apesar do seu tamanho reduzido, o valor nutricional do ovinho é de 3 a 4 vezes maior do que o ovo de galinha, contendo 13% de proteína em comparação com 11% do ovo de galinha", diz Marcia;
  • Vitamina A. Embora ambos os ovos sejam fontes desse nutriente, essencial para a saúde dos olhos, o de galinha ganha nesse quesito;
  • O fósforo. Mais presente no ovo de codorna que no ovo de galinha, esse mineral recarrega as baterias do organismo;
  • Cálcio. O ovo de codorna é mais rico desse nutriente que fortalece os ossos e regula a divisão celular;
  • Vitamina B1. O ovo de codorna contêm 140% de vitamina B1 em comparação a 50% do ovo de galinha. "Além disso, os ovos de codorna fornecem cinco vezes mais ferro e potássio", diz a nutricionista;
  • Alergênio. Diferente do ovo de galinha, o ovo de codorna não causa  alergia alimentar. "Ao contrário, ajuda a combater os sintomas de alergia por causa de uma proteína chamada ovomucoide", confirma Marcia;
  • Colesterol. O ovo de codorna é mais baixo em colesterol em comparação ao ovo de galinha.

Copyright foto: iStock
 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Ovo de codorna: conheça as propriedades deste saboroso alimento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo