0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Confira os ambientes da mostra Morar Mais por Menos 2017

A exposição acontece até 17 de setembro no Rio e, este ano, tem cômodos para os novos arranjos familiares

Parte do quarto com tendência escandinava de Camila Fleck © Divulgação/Ortobom


Na edição deste ano, a mostra Morar Mais por Menos traz as fortes tendências da decoração mundial. Até o dia 17 de setembro, no Casa Shopping, no Rio, é possível conferir 66 ambientes projetados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas ocupam 3.000 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos.

O desafio da iniciativa é que os profissionais devem criar seus espaços com utilização de  recursos que reduzem o impacto ambiental e evidenciam a preocupação do projeto com a sustentabilidade.  Os participantes também devem oferecer ideias criativas, customizadas e de baixo custo, mostrando que é possível produzir uma decoração high/low com bossa. Uma curiosidade deste ano é que há ambientes projetados para novas composições familiares como o Quarto da Mãe solo ou Sala do pai solteiro.

Confira alguns espaços da mostra na galeria:

Visita do filho

Espaço do pai solteiro © Divulgação/MCA Estúdio


O arquiteto Avner Posner assinou o ambiente "A Sala do Pai Solteiro", pensando no homem que recebe a visita do filho nos finais de semana. Segundo o profissional, o ambiente abraça o lúdico da presença infantil sem abrir mão do conforto e criatividade de um espaço de estar feito para receber visitas e acolher os moradores. 

Empreendedorismo com estilo

Ambiente cheio de cor pensado para as empreendedoras © Divulgação/MCA Estúdio


"A Sala da Empreendedora" é um ambiente de estar que conta com obras de arte como parte indispensável da decoração. Para o espaço, Jeanny Machado e Rachel Reis, do Studio Prima, optaram por uma pintura bicolor, que substitui o papel de parede

Homenagem com design

O quarto é uma homenagem para a atriz Juliana Alves © Divulgação/MCA Estúdio


A inspiração para o dormitório veio do design escandinavo, com cores claras e estilo minimalista. A arquiteta Camila Fleck fez o quarto como uma homenagem à atriz Juliana Alves com o uso de customizações e de materiais baratos.

Espaço das meninas

O quarto infantil lúdico resgata as brincadeiras de criança © Divulgação/MCA Estúdio


"O Quarto da Menina"  - projetado por Ana Paula Sarmentoé versátil, com uso de cores neutras e móveis soltos que podem ser substituídos ao longo do crescimento da criança. O uso da madeira clara traz aconchego e calor ao ambiente. O reaproveitamento de madeiras de obra e a pintura com desenho especial na parede são algumas das soluções econômicas adotadas.

Integração de ambientes

Pequeno espaço para um cliente com muita personalidade © Divulgação/MCA Estúdio


"O Estúdio do Artista" tem 23m² e foi projetado para um jovem morador do Rio de Janeiro que gosta de aliar tecnologia e conforto. Com um design moderno e utilização ousada de revestimentos, o ambiente integra sala de estar, jantar e cozinha. Destaque para a parede geométrica, em hexagonal, nas cores azul e branco. O espaço é uma homenagem ao ator Rodrigo Sant'Anna.

Industrial e minimalista

Cara industria: a chapa metálica usada como painel © Divulgação/MCA Estúdio


Com 40m², o espaço produzido por Fernanda Dorta reproduz um apartamento contemporâneo, com soluções de decoração de baixo custo em harmonia com móveis de alto valor. Nas cores, tons fortes como cinza e preto são combinados ao prateado de uma chapa metálica de telha tapume, o que deixa o projeto com ar industrial e minimalista.

Na casa dos avôs

Arquiteta escolheu objetos que remetem à infância © Divulgação/MCA Estúdio


Janete Oldemburg quis aliar memória afetiva, equilíbrio e baixo custo em seu projeto e, por isso, optou por peças pessoais antigas e móveis de demolição. Estes objetos contrastam aos efeitos da iluminação. As almofadas de diferentes estilos dão cara de aconchego.

Ambiente de música e som

Ambiente retrô para o relaxamentos dos músicos © Divulgação/MCA Estúdio


"O Estúdio do Músico" é um ambiente masculino que segue a tendência do uso de objetos retrôs e com aparência desgastada. A intenção do espaço, segundo a arquiteta Lívia Quintella,  é transmitir a sensação de um estúdio de música em uma sala de estar, lazer e estudo por meio de cada detalhe, como o teto e paredes com seis ripas de madeira que remetem às cordas do violão.

O bebê que vai chegar

O quarto do bebê foge das cores tradicionais © Divulgação/MCA Estúdio


Sem azul ou rosa. O espaço "Quarto do Bebê Seguro"  tem móveis em amarelo forte em contraste com os tons mais neutros do papel de parede. A opção da arquiteta Roselisa Quaresma Monteiro foi pelo piso vinílico, de fácil manutenção.

A difícil tarefa de ser mãe

Ambiente pensado nas novas famílias © Divulgação/MCA Estúdio


Projetado por Rebeca Albertassi com móveis modernos e cores neutras, o espaço foi pensado para uma jovem mãe solo com filho recém-nascido. A peseira feita com tijolos de concreto pode ser usada como apoio e sapateira, além de diminuir o custo do projeto.

Força e leveza reunidos

O estúdio foi pensado para a mulher moderna © Divulgação/MCA Estúdio


O "Estúdio Delas" é um apartamento de 24,5m², com todas as funções e ambientes integrados. O local tem mobiliário solto e versátil, que pode ser carregado e ganhar novas configurações em um novo espaço. A cor rosa se mistura com elementos clássicos e industriais, mostrando ao mesmo tempo a leveza e a força de sua moradora, de acordo com a arquiteta Camila Mesquita, da CLAU Arquitetura.

Para conectar e desconectar

Ambiente moderno projetado para as blogueiras © Divulgação/MCA Estúdio


Silzi Florenzano produziu  "O Estúdio da Blogueira", um espaço multifuncional que tem a proposta de aliar conforto, sofisticação e sustentabilidade. A parede com revestimento 3D tem iluminação especial e os quadros são pendurados como etiquetas de roupas.

Rebeldia e liberdade

Casais que gostam de pegar a estrada também foram homenageados © Divulgação/MCA Estúdio


Integrado e com características industriais,  "A Suíte do Casal Motociclista" tem tijolos aparentes, predomínio da madeira e das cores cinza e preto, trilhos de iluminação, chapa metálica e elementos customizados. Como contraponto, alguns objetos coloridos e plantas na decoraçãocomo samambaias, peperômias e bromélias.

Montanhas em casa

A varanda tem um toque tropical, com muitas plantas e itens na cor verde © Divulgação/MCA Estúdio


"A Varanda do Artista", de Claudia Saraceni e Lúcia Manhães,  é um espaço para o lazer e relaxamento, onde a família e amigos possam interagir num ambiente sofisticado com um toque de rusticidade. As cores foram propostas pensando nas montanhas e no mar do Rio de Janeiro e as almofadas trazem elementos tipicamente brasileiros. 

Espaço dos vinhos

Material de construção foi utilizado para montar a adega © Divulgação/MCA Estúdio


Na adega, o revestimento de pedra natural cobre paredes e piso. As prateleiras de treliça metálica – material clássico da construção civil, usado em lajes pré-moldadas – assumem também a função decorativa e invadem o espaço vizinho, conectando os ambientes.

Exposição com estilo

O espaço da loja tem grande reaproveitamento de produtos © Divulgação/MCA Estúdio


A loja de Rebeca Albertassi e Laryssa Dutton  aposta na valorização dos produtos expostos, tirando partido das cores existentes. O ambiente também reutiliza mobiliário e itens que teriam o descarte como destino certo. A pintura gráfica na parede também aparece como tendência.

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Confira os ambientes da mostra Morar Mais por Menos 2017', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo