16
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Chá de arruda tem muitos benefícios, mas só deve ser usado com fim terapêutico

Conheça todas as benfeitorias do chá de arruda, que vão desde o poder antioxidante à função anti-inflamatória

O indicado é consumir, no máximo, duas xícaras do chá de arruda por dia, que só deve ser usada com finalidade terapêutica. © iStockphoto.com/HASLOO

 

De nome científico ruta graveolens, a arruda é conhecida popularmente por espantar o mau-olhado. Mas é o lado terapêutico do chá de arruda que pode trazer diversos benefícios à saúde. De acordo com Haline Dalsgaard, nutricionista, do Rio de Janeiro, as benfeitorias desta planta medicinal são variadas.

Mas as mais importantes são : 

  • Anti-helmíntica: segundo estudos farmacológicos, esta planta ajuda na eliminação de vermes intestinais.
  • Ação vasoprotetora (melhora a circulação): por ser rico no flavonóide rutina, o chá de arruda atua sobre a resistência e permeabilidade dos vasos sanguíneos. Essa ação confere à planta o efeito de aumento da menstruação, auxiliando no tratamento de cistos e efeito abortivo.
  • Antiespasmódico: previne a ocorrência de espasmos no estômago e intestino,devido a rutamina, graveolina e furoquinolina, presentes no seu óleo essencial.
  • Ação anti-histamínica (antialérgica) e anti-inflamatória: devido a presença da arborina e das fucocumarinas (compostos que apresentam forte ação antioxidante, que ajudam na redução dos radicais livres no organismo).

Contraindicações do chá de arruda

O chá de arruda não deve ser consumido por quem faz uso de anticoagulantes, já que pode causar hemorragias. “A bebida também é proibida para gestantes, por conta do seu alto risco abortivo”, esclarece Andréia Carrara, nutricionista, de São Paulo.

A planta, tanto em estado fresco como também seu óleo essencial, pode gerar fotodermatites de contato e originar eritemas, vesículas e hiperpigmentação na pele, quando submetida aos raios UVA. 

Modo de preparo

Para preparar o chá de arruda da melhor maneira possível, é bom saber que as partes utilizadas são as suas folhas e flores. O indicado é preparar o chá épor infusão, utilizada na proporção de 2 a 5g da planta por litro de água para planta fresca ou 2 a 3g por litro de água para folhas secas.

Para o preparo do chá de arruda: colocar 1 litro de água em uma panela e, quando ferver, apagar o fogo. Acrescentar as folhas de arruda. Deixe descansar por 30 minutos, coe e beba em seguida. O ideal é ingerir no máximo duas xícaras do chá de arruda por dia.

“Os casos de intoxicação pelo consumo excessivo podem gerar sintomas leves de cólicas gastrointestinais, diarreia, confusão mental, choque, convulsões e em casos muito graves, pode levar à morte”, alerta Haline. Por isso, é importante consumir o chá de arruda somente sobre prescrição médica e por curto período de tempo. 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Chá de arruda tem muitos benefícios, mas só deve ser usado com fim terapêutico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentário

Comentar a resposta do usuário anônimo