216
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Conheça 10 benefícios da maçã

As propriedades benéficas da maçã estão em todas as partes, inclusive na casca, que também possui vitaminas essenciais à saúde

São quatro os tipos de maçã existentes, e todas elas apresentam os mesmos benefícios. © iStockphoto.com/Magone


Seja na salada de frutas, in natura, ou assada, a maçã é um alimento que pode contribuir bastante com a saúde de quem a consome. Para conhecer mais a fundo os bons motivos para incluir a maçã em um cardápio saudável, A Revista da Mulher pediu a ajuda de Roberta Soares Lara Cassani, nutricionista responsável pelo Instituto de Nutrição Roberta Cassani, em Itu, e de Bárbara Faustino Ramires, nutricionista da GetNinjas para listarem os 10 benefícios da maçã.

Veja só  10 benfeitorias da maçã para o corpo:

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)

Tudo isso graças à pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na casca da maçã. Mas fique atento, pois, ao retirar a casca, essa substância é totalmente eliminada do alimento e seus benefícios vão embora, também.

2. Evita o envelhecimento precoce

A maçã possui muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem todas as células do corpo contra inúmeros agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce. “Suas propriedades antioxidantes blindam nosso coração e previnem certos tipos de câncer, como o de cólon e mama”, aponta Roberta.

3. Protege a voz e a garganta

Como a maçã é rica em taninos e flavonoides, fitonutrientes que, entre diversas ações, atuam como adstringente a fruta auxilia na limpeza da boca e faringe. E acaba por contribuir com a saúde da voz.

4. Fortalece o sistema imunológico

O responsável por isso é a quercitina, antioxidante que apresenta uma importante ação anti-inflamatória, além de contribuir para eliminar os radicais livres do organismo.

5. Ajuda o sistema digestivo

Por conta das boas quantidades de pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, presentes na maçã, essas substâncias contribuem no alívio dos problemas no sistema digestivo, como diarreia, constipação intestinal, entre outros. Nesse caso, o indicado é consumir a maçã assada ou cozida, e até mesmo o chá de maçã.

6. Previne o derrame cerebral

Foi o que apontou um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda. Ao longo de dez anos, os pesquisadores acompanharam grupos de pessoas entre 20 e 65 anos. A conclusão da pesquisa apontou que aqueles indivíduos que consumiam alimentos de polpa branca, como a maçã, tinham 52% menos chances de desenvolver um AVC. Tudo isso por conta da alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E.

7. Combate à anemia

Por ser rica em ferro, a maçã pode ser uma aliada para quem estiver passando por problemas de anemia. Além disso, a fruta também apresenta boas quantidades de vitamina C, elemento essencial para a boa absorção do ferro no organismo.

8. Dentes fortes e cérebro saudável

A maçã também pode ajudar nesses dois quesitos. Isso porque a fruta é rica em fósforo, mineral essencial para a estrutura óssea do corpo, assim como para o sistema nervoso.

9. Aliada do emagrecimento 

As fibras encontradas na casca da maçã podem ajudar também a aumentar a sensação de saciedade, o que reduz as chances de ingerir alimentos em maior quantidade e, como consequência, contribui para o processo de perda de peso – se estiver seguindo uma boa dieta.

10. Alivia gastrite e úlceras

A quercitina (presente na maçã), ao formar um gel que protege a mucosa intestinal, torna-se uma boa aliada no processo de gastrite e úlceras gástricas.

Aproveite todos os benefícios da maçã

Para manter todas as benfeitorias da maçã, o ideal é consumir 1 porção da fruta por dia. E não ultrapasse essa quantidade, já que a ingestão em excesso pode engordar, levar ao aumento de açúcar no sangue, reações alérgicas, entre outros.

É importante lembrar também que existem quatro tipos de maçã :

  • Gala;
  • Red ou Argentina; 
  • Verde
  • e Fuji.

Todas elas apresentam os mesmos benefícios. “Apenas a maçã verde, que é ainda rica em clorofila e ajuda na melhor oxigenação celular”, conta Bárbara Faustino. Portanto, pode consumir qualquer tipo que os benefícios estão garantidos. 

Publicado por . Última modificação: por oRedacao.

Este documento, intitulado 'Conheça 10 benefícios da maçã', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o A Revista Da Mulher (https://arevistadamulher.com.br/) ao utilizar este artigo.
Adicionar comentário

Comentários

Muito obrigada
Comentar a resposta do Larissa